Arquipélago integra comité de honra da ARCOlisboa 2016

A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, integra o Comité de Honra da 1.ª Feira Internacional de Arte Contemporânea “ARCOlisboa 2016”, que decorre de 26 a 29 de maio, na Fábrica Nacional de Cordoaria.

O Comité de Honra é presidido pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e inclui várias instituições, nomeadamente o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Câmara Municipal de Lisboa, a Embaixada de Espanha, a Direção-Geral das Artes e Comunicação, o Turismo de Portugal, o Programa Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017 e a RTP.

Do meio artístico, destacam-se o Museu Coleção Berardo, a Fundação EDP, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, o Museu de Serralves, a Culturgest e a Fundação Leal Rios.

Fátima Marques Pereira, diretora do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, integra o Comité de Honra da “ARCOlisboa”, que terá a participação de 45 galerias de oito países, selecionadas pelo Comité Organizador.

Os Açores estão representados nesta mostra através da Galeria Fonseca Macedo que, desde 2002, tem marcado presença na Feira de Arte Contemporânea de Lisboa e, desde 2006, integra a “ARCOmadrid”, com propostas que incluem artistas açorianos.

A “ARCOlisboa”, que tem dedicado um grande esforço à promoção internacional, trazendo à capital portuguesa mais de 100 colecionadores e profissionais da arte contemporânea, permitirá admirar obras de criadores como Joaquim Torres García, Mario Merz, Dan Graham, Robert Barry, Lawrence Weiner, Julian Opie, Julião Sarmento, Joana Vasconcelos, Pedro Cabrita Reis, Juan Lusi Moraza, Ignasi Aballí, Maria Loboda, Felipe Arturo, João Maria Gusmão + Pedro Paiva e Daniel Steegmann Mangrané.

Paralelamente, a Feira vai organizar um programa de debate e reflexão em torno da atualidade criativa e do mercado português da arte, o “ARCOlisboa Fórum”, centrado em três temas, nomeadamente “Colecionismo”, “Instituições” e “Non Profit”.

A “ARCOlisboa”, organizada pela IFEMA – Instituição de Feiras de Madrid, pode ser visitada de 26 a 29 de maio, entre as 12h00 e as 20h00.