Arquipélago lança laboratório atlântico multimédia para as artes, ciência e sociedade

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

AF-convite_inpossivel_PT 

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, promove quinta-feira, 11 de agosto, a abertura do “Incognitum” – Laboratório Atlântico Multimédia para as Artes, Ciência e Sociedade, através de uma Mostra Internacional de Trabalhos Académicos, denominada “Inpossível – com n… entrar na possibilidade”.

O evento, que terá início pelas 18h30, inclui uma visita aos trabalhos de várias instituições de ensino superior expostos nas instalações do Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, em São Miguel, e, a partir das 21h00, um momento de música eletrónica contemporânea, o “Live Set”, de Tiago Ângelo, ‘Skålen’.

A mostra, que estará patente até 19 de dezembro, visa desafiar o mundo académico nacional e internacional, tendo sido, para o efeito, convidadas instituições académicas com o objetivo para tornar a iniciativa dinâmica e com a qualidade dos trabalhos académicos que emergem das escolas do ensino superior aos níveis artístico, multimédia e tecnológico.

Pretende-se a participação das entidades universitárias nas atividades do “Incognitum”, nomeadamente ao nível de residências artísticas e de residências de arte e ciência, uma vez que o repto deste laboratório assenta no olhar de criadores/artistas e cientistas sobre o território, o mar, a essência atlântica, o universo peculiar das ilhas, a geomorfologia dos lugares e a identidade, através de uma reflexão conceptual e formal.

O laboratório, que pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, pretende integrar várias áreas, como a animação, instalações interativas, realidade aumentada, jogos, vídeo mapeado e performances multimédia.

Nesta primeira parte da mostra estarão representadas a Escola Superior de Artes e Design, de Matosinhos, o Instituto Universitário da Maia, o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura – Escola Internacional de Arte, de Cabo Verde, o Instituto Politécnico do Cávado e Ave – Escola Superior de Design, o Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo/Escola Superior de Media Arte e Design, a Universidade Católica do Porto – Escola das Artes, a Universidade da Madeira – Faculdade de Artes e Humanidades, a Universidade de Aveiro – DeCA – Departamento de Comunicação e Arte, a Universidade de Lisboa – Faculdade de Belas Artes, a Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes/Faculdade de Engenharia, e a University of South Wales.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt