Um percurso pela arte contemporânea portuguesa, no meio do Oceano Atlântico

Agência EFE

20-10-2015 News link

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No meio do Atlântico, principal palco das expedições marítimas portuguesas, o Centro de Arte Contemporânea dos Açores, “Arquipélago”, acolhe uma exposição que faz um percurso pelo melhor da vanguarda artística portuguesa desde os anos 80.

Sob o título “Um horizonte de proximidades”, a exposição reúne metade da coleção privada de arte contemporânea António Cachola, com mais de 100 obras de 38 artistas.

Numa espécie de travessia, o que caracteriza as rotas e pontos de convergência entre as obras é, sobretudo, a relação com o espaço e com as temáticas experimentadas pelos artistas portuguesas.

Entre eles figuram Rui Chafes, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Fernanda Fragateiro, Francisco Tropa ou João Onofre.

Como se o Centro Arquipélago fosse um grande corpo orgânico, a exposição está dividida em seis ambientes, nos quais se misturam os mais diversos suportes artísticos.

Na primeira sala, segundo explica o curador Sérgio Mah, o painel de apresentação e os objetos instalados revelam o caráter “topográfico” e “geológico” da exposição.

“O horizonte é inevitável quando se está numa ilha. Por isso, sugere-se esta ideia de território pela conexão que há entre as obras”, explica Mah, em entrevista à EFE.

No seguinte espaço está a primeira zona temática da exposição, ligada aos conceitos de construção, reconstrução e arquitetura, e na qual as obras exploram “a ideia que os lugares são espaços onde se guardam memórias, ao mesmo tempo que as estruturas representam essa tensão entre equilíbrio e desequilíbrio”, comenta o curador.

O corpo, os gestos e a linguagem são o tema da segunda sala, com obras sobre a violência, -como a escultura “Doce calma ou violência doméstica”, de Fernanda Fragrateiro ou o painel fotográfico “Anatomia e boxe”, de Jorge Molder- e outras sobre identidade, relações familiares e sonhos.

Há também uma sala dedicada ao género da paisagem, a parte da exposição mais diretamente ligada aos Açores, lugar onde “a relação com a paisagem não é só através dos olhos. O corpo sente a meteorologia, a humidade, o movimento da luz e da própria geologia”, ressalta Mah.

Entre telas em acrílico, óleo e grafite, a sala exibe ainda as imagens de Augusto Alves da Silva, fotógrafo que captou o momento no qual os aviões dos então líderes dos EUA, Reino Unido e Espanha (George W. Bush, Tony Blair e José María Aznar) se preparavam para aterrar na base aérea das Lajes, na ilha Terceira.

Ali, em março de 2003, realizaram a histórica Cimeira dos Açores na qual ultimaram os detalhes da invasão do Iraque.

“São imagens sobre os tempos contemporâneos, num lugar maravilhoso, onde se decide o início de uma guerra. A relação da paisagem com a política retrata, de alguma forma, que a aparência não faz justiça à condição política dessa obra”, argumentou o curador.

O espaço seguinte, com uma perspectiva mais abstrata e geométrica, acolhe uma curiosa obra de Rui Valério, uma composição labiríntica com fita de cassete e pregos.

Já no andar superior do centro, uma atmosfera mais lúdica dá espaço às formas mais contemporâneas de comunicação e mais carregadas de crítica ideológica e ironia, assim como às composições de Patrícia Garrido, com fotografias que registam uma performance nas quais ela própria distribui novelos de lã entre as salas de um apartamento.

A exposição chega até ao porão do edifício, espaço reservado para obras que interagem com a luz e com o tempo, em formatos de instalações, esculturas e projeções.

Entre elas, destacam-se as esculturas em ferro de Rui Chafes e uma das primeiras obras de João Onofre.

O centro Arquipélago, inaugurado no passado mês de março, encontra-se na cidade de Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, a principal dos Açores.

O complexo, uma obra de arte em si própria, integra edifícios novos e outros reabilitados numa área de cerca seis mil metros quadrados, onde antes havia uma antiga fábrica de tabaco e destiladora de álcool, ao norte da maior das ilhas dos Açores.

Bárbara Pereira