Open Call
Fuso Insular

20 mai. - 20 jun. 2022

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Laboratório Imagem em Movimento

Programa de residência criativa dirigido à comunidade açoriana interessada nas artes
cinematográficas.

Open Call a decorrer de 20 mai – 20 jun 2022

O Laboratório visa fomentar a criatividade e o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos novos media. Pretende-se um exercício de reflexão sobre a imagem em movimento como expressão artística transversal a todas as práticas, cruzando linguagens do filme experimental, da performance, da fotografia e do cinema.
Em sua terceira edição, o Laboratório Imagem em Movimento terá a duração de três meses e acontecerá na ilha de São Miguel. Selecionados por intermédio de uma chamada aberta, os participantes (max. 10) irão receber formação teórica e prática, sob a orientação dos artistas convidados, Yuri Firmeza e André Laranjinha.

A participação é gratuita e irá consistir no desenvolvimento de projetos em vídeo. Num primeiro momento, Yuri Firmeza irá explorar a história da imagem em movimento a partir de obras históricas e do seu próprio conjunto de filmes, conceptualizando a disciplina para lá dos seus possíveis suportes e cronologias. Serão três encontros, quando pretende-se dar fundamentação aos participantes para planearem seus projetos.
Em seguida, e sob a tutoria de André Laranjinha, os participantes passam ao desenvolvimento dos vídeos. Serão realizados encontros semanais durante os meses de julho, agosto e setembro, para acompanhamento dos trabalhos.
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas associa-se a esta iniciativa ao acolher o Laboratório, oferecendo apoio técnico e logístico aos participantes. Os trabalhos criados durante o Laboratório serão apresentados na Mostra de Videoarte do FUSO INSULAR no final de outubro, na Blackbox do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Biografias
Yuri Firmeza é um artista brasileiro. Vive e trabalha em Lisboa. Explorando o limite entre ficção, real e possível, seus vídeos questionam as relações de poder no circuito da arte e na sociedade. Formado em artes visuais e mestre em poéticas visuais pela Universidade de São Paulo, Brasil, é doutorando em Arte Multimédia pela Universidade de Lisboa. Participou da 31ª Bienal de São Paulo e da 11ª Bienal do Mercosul.

André Laranjinha nasceu em Lisboa, em 1977. Vive e trabalha na ilha de São Miguel, Açores. É formado em Belas-Artes pela Universidade de Lisboa e desenvolve trabalho em cinema, artes plásticas, artes gráficas e ilustração. O filme “Vinho”, de André Laranjinha, recebeu o prémio de Melhor Documentário no MOST – Festival Internacional de Cinema del Vi i el Cava, na Catalunha em 2021.

O Fuso Insular é um Projeto da Duplacena e Horta Seca Associação Cultural. Financiado pelo Governo dos Açores, República Portuguesa/DgArtes, Câmara Municipal de Ponta Delgada e Câmara Municipal da Ribeira Grande, com Coprodução do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e Apoio do Museu Carlos Machado.

Back to Calendar of events