ANTERIANAS
Recital de Canto e Piano
Lançamento do CD

22 de setembro 21h30

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

ANTERIANAS | Recital de Canto e Piano

Lançamento do CD Anterianas, dedicado a Antero de Quental

22 setembro | 21h30 | Blackbox

Ana Maria Pinto, soprano

Joana Resende, piano

Canções de Luis Freitas Branco e Franz Schubert

Poemas de Antero de Quental

Ingresso: 5€

“Os artistas unem os pedaços soltos do mundo. Freitas Branco e Schubert encontram-se aqui não porque o português tinha a seu cargo a edição de uma biografia de Schubert, não porque Antero conquistou o compositor com a beleza poética da sua Ideia; o que une os elos soltos desta corrente não é uma ideia, antes a sua antítese.

Porque nos encontramos aqui, intérpretes e ouvintes, poetas e compositores, palavras portuguesas e alemãs e gestos de séculos tão distintos … Frente a frente, Der Tod und das Mädchen [de Schubert], é do mistério que brota a revelação. Palavra e música estão intimamente ligadas em 21 formas de dizer o mesmo, interligadas pelo fio condutor do que nunca se mostra na mente sem antes passar pelo coração. Morte e rapariga no espaço do indizível, no silêncio e na magnificência das estrelas: uma aberta solar sobre o céu incorruptível da consciência.

Ana Maria Pinto e Joana Resende colaboram desde Dezembro de 2012 desenvolvendo a osmose entre palavra poética e música, o micro e o macrocosmos, o fragmento e a unidade. A elas se juntam, aqui e ali, outras artes, no fio lento que a narrativa tece. Partem do que têm mais próximo, os músicos e os poetas portugueses.

Este é o texto que acompanha o livrinho do CD. Ana Maria Pinto, soprano, e a pianista Joana Resende estrear-se-ão em S. Miguel, artística e pessoalmente, para apresentação do seu primeiro trabalho discográfico, Anterianas, dedicado à figura do grande poeta e filósofo Antero de Quental, assim como música da sua poesia, mestria de Luís de Freitas Branco, e universalidade de Franz Schubert, o poeta em música.

[…] não escrevemos sobre harmónicos, afinação, tempos, tudo isso é irrelevante quando é perfeito, o que fica deste recital [Anterianas] é a integridade, a força de carácter, a alma e a interpretação destas duas jovens, Joana Resende e Ana Maria Pinto, em sintonia. 

Henrique Silveira, Janeiro 2013″

Back to Calendar of events