MIRAGEM
Espetáculo de Dança

Resultado da Residência Artística de Carolina Rocha com a Associação UnoJovens

18 mai 2019

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

MIRAGEM

Espetáculo de dança

Inserido nas Comemorações do Dia Internacional dos Museus

18 mai 2019
21h30 | Blackbox

/
Criação | Carolina Rocha

Colaboração Artística | Andresa Soares
Interpretação | Associação UnoJovens

Entrada Gratuita
(limitada à lotação do espaço)

SINOPSE

Ligados a tudo mas distantes de nós próprios. Uma representação ilusória que nos empresta o poder da verdade absoluta. Os invasores encontram-se do outro lado da fronteira. Demarcamos territórios com construções sólidas de muralhas feitas à nossa medida e projetadas no futuro.

A peça é construída a partir de uma condição específica entre o público e os performers que habitam o espaço de cena. Reflexo ou miragem? O dispositivo é um processo aberto, um convite à ação sobre estruturas coletivas e individuais que não sabemos dominar.

 

A convite do ACAC, foi-me proposto realizar uma residência artistica e criação de um espetáculo em conjunto com uma associação à minha escolha. O objetivo principal deste projeto é contribuir para o envolvimento da comunidade local em processos criativos, enriquecer o seu tecido sóciocultural e combater a exclusão social.

Esta apresentação é o resultado de uma residência artística com a Associação UnoJovens que teve a duração de um mês e foi realizada na sede da associação em Ponta Garça.

Carolina Rocha

NOTAS BIOGRÁFICAS

Carolina Rocha

Carolina Rocha nasceu nos Açores, na ilha de São Miguel, em 1986.

É licenciada em dança pela Escola Superior de Dança (2010), incluindo um semestre em Viena no Konservatorium Wien Privatuniversität. Após a licenciatura integrou o curso de especialização Modem Studio Atelier (2011/2012), da Compagnia Zappalà Danza, em Sicília. Frequentou o primeiro módulo do curso PEPCC do Fórum Dança (2013).

Em 2011 formou o coletivo 37.25 Núcleo de Artes Performativas em Ponta Delgada, juntamente com 8 bailarinos/coreógrafos açorianos. Com o 37.25 NAP participou em diversos espetáculos e colaborações nomeadamente com o Festival Walk&Talk e coreógrafos tais como Victor Hugo Pontes, Marco Ferreira, Daniel Cardoso (Quorum Ballet), Luís Guerra, João dos Santos Martins entre outros.

Em 2017 integrou a peça Equanimidade/Ânimo Inalterável de Vânia Rovisco e com o 37.25 NAP organiza e produz o PARALELO Festival de Dança em Ponta Delgada.

Desde 2012 é professora e formadora de Dança Criativa, Contemporânea e Hip Hop em diversas escolas e instituições em São Miguel.

Em paralelo ao seu trabalho de intérprete/bailarina e professora desenvolve o seu trabalho como criadora independente destacando a peça Orgulho Sem Preconceito (2013), uma co-criação com Maria João Gouveia, a intervenção Badaladas inserida no projeto DRIFTING/EM DERIVA de António Pedro Lopes e Gustavo Ciríaco e o seu vídeo-dança Degrau em grau (2015) vencedor de dois prémios: Melhor Filme no Zinetika VideoDance Festival e Melhores Realizadores Portugueses pelo Júri Escolas no Festival InShadow. Ganhou a Bolsa Jovens Criadores do Festival Walk&Talk (2016) com o projeto Bruto.

Associação UnoJovens

A Associação Unojovens de Ponta Garça, sediada nos Açores (São Miguel), tem como objetivos a animação sóciocultural e desportiva, sem fins lucrativos, e, ao mesmo tempo, a responsabilidade pela criação de condições para que os jovens possam colocar em prática as componentes culturais, sociais e desportivas.

O grupo de dança surgiu no final do ano de 2007 com apenas 9 elementos e coordenação de Sara Sampaio. Já passaram cerca de 200 elementos pelo grupo. O grupo de dança apresenta diversos estilos que vão desde o hip hopfreestyle, pop, afro-house, contemporâneo até aos ritmos latinos. Nestes 10 anos o grupo de dança arrecada mais de duas centenas de espetáculos, desde animações de rua no Carnaval da Vila, Festivais de Novos Talentos, participação especial na Festa do Chicharro, atuações em Espíritos de Santos e Festas de Padroeiras, o Concurso da Inatel na casa do artista, Halloween, Natal etc. Desde 2015 a coordenação é da responsabilidade de Miguel Braga e Fábio Barbosa. Atualmente o grupo é divido em três escalões – UnoKids, UnoFormation e UnoElite –  e composto por cerca de 45 crianças e jovens.

Em 2018, ganharam o primeiro lugar numa Competição Regional – World of Dance Competition Azores.

Andresa Soares

Coreógrafa, bailarina e actriz, reside e trabalha em Lisboa.

Desde 1996 que a sua formação se dividiu entre as Artes Plásticas e as Artes do Espectáculo. Inicia em 97 a sua formação em dança no CEM estendendo-se a vários cursos e workshops dos quais o curso com a Charles Linehan Company (CCB) o Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica, Fórum Dança.

Frequentou o curso de Artes Plásticas na FBAUL e o curso de realização vídeo na Restart.

Como criadora salienta: “10 Coisas Básicas” e “Tragédia 0:1”, co-criação com Sofia Fitas e Alexander Gerner; “Iscas de Peixe-piça–um tratado sobre o erotismo”. Performances “Bloom-garden” e “Bloom-tree” com João Garcia Miguel. Concepção e interpretação com Lígia Soares, de uma trilogia entre 2004 e 2007; “Era uma coisa mesmo muito abstracta” com música de João Lucas; encenação da peça “Estados Eróticos Imediatos de Soeren Kierkegaard”, dramatização de Agustina Bessa- Luís; co-criação com Ricardo Jacinto de “In a rear room – um tributo”; Direcção Artística de “Problema Técnico”, Guimarães CEC 2012 e São Luiz Teatro Municipal; “Uma Estadia de 50 Min”, Culturgest e Festival Temps d’Images, “O Esplêndido”, Teatro da Cornucópia e Festival GuiDance e os “Os Mal Sentidos”, Festival Cumplicidades, Espaço das Gaivotas, Theatro-Circo de Braga.Atualmente tem em circulação o espectáculo “Vala Comum” co-criação com Bruno Humberto e João Ferro Martins e “3 Performances para Microfone + Micro-Seres” com Gonçalo Alegria.

No trabalho de sua autoria faz também a criação dos textos que integram os espectáculos.

Como intérprete trabalhou com José Laginha, Luís Castro, Nuno M. Cardoso, Ricardo Aibéo, Michel Simonot, Vera Mantero, Sílvia Pinto Coelho, Maria Ramos, BLITZ – Theatre Group entre outros e participou em vários filmes e curtas-metragens.

Dirigiu em conjunto com João Cabral o grupo de teatro universitário ULTIMACTO (2006/2012) e leccionou vários workshops de dança e composição coreográfica.

Fez a realização de vários vídeos para espectáculos. Pontualmente trabalha como directora de arte ou assistente de decoração em cinema onde colaborou com realizadores como Miguel Gomes, João Nicolau e João Pedro Rodrigues.

Internacionalmente apresentou-se na Alemanha, França, Espanha e Brasil.

É co-fundadora da Máquina Agradável (2002). www.maquinaagradavel.com

Back to Calendar of events