Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa

Sara Barros Leitão

12 fev. 2023

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Teatro

Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa

com Sara Barros Leitão

 

12 fev. 2023

18h00

Público-alvo | Maiores de 12 anos


INFORMAÇÃO BILHETEIRA

Ingresso | 8 euros

Bilhetes à venda de terça a domingo, entre as 10h e as 18h na receção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Não são aceites reservas de bilhetes.

 


 

Sinopse

Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa é o título roubado clandestinamente a um texto do livro “Novas Cartas Portuguesas”, e que dá o mote para este espetáculo.
Partimos da criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico em Portugal para contar a história, ainda pouco conhecida, pouco contada, pouco reconhecida, pouco valorizada, do trabalho das mulheres, do seu poder de organização, reivindicação e mudança.
É a história das mulheres que limpam o mundo, das mulheres que cuidam do mundo, das mulheres que produzem, educam e preparam a força de trabalho. Esta é a história do trabalho invisível que põe o mundo a mexer.

 

Criação, texto e interpretação | Sara Barros Leitão

Assistência à criação | Susana Madeira

Coordenação da pesquisa | Mafalda Araújo

Cenografia e figurino | Nuno Carinhas

Desenho de luz | Cárin Geada

Desenho de som | José Prata

Montagem e operação som | Mariana Guedelha

Montagem e operação luz | Cárin Geada

Conceção de maquinaria | António Quaresma

Execução costura | Ponto sem nó

Direção de produção | Susana Ferreira

Coprodutores| 23 Milhas; Fundação Centro Cultural de Belém; A Oficina; Cine-teatro Louletano; Teatro Académico Gil Vicente; Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana; Teatro Municipal Baltazar Dias; Teatro Nacional São João; Teatro Viriato;

Residência de coprodução | O Espaço do Tempo

Projeto financiado por | República Portuguesa e Direção Geral das Artes

 

A Companhia

Cassandra é uma estrutura artística, fundada em 2020. É também o nome da mulher que Apolo amaldiçoou por ter recusado a sua sedução, tornando-a capaz de prever o futuro sem que ninguém acredite nela.
Resgatada do mito clássico, depois de ver Tróia incendiada, e ver cumprido tudo o que predestinou, chega-nos agora em forma de encorajamento à criação, mesmo sabendo da dificuldade que terá em ser ouvida. Uma característica não muito diferente da de todas as mulheres.
O projeto artístico assenta, neste momento, em dois eixos: a criação original de espetáculos, e projetos multidisciplinares de desenvolvimento de públicos.
O primeiro espetáculo foi Monólogo de uma mulher chamada Maria com a sua patroa, escrito, encenado e interpretado por Sara Barros Leitão, também diretora artística da estrutura, que conta a história do trabalho doméstico em Portugal, com especial foco na criação do primeiro Sindicato do Serviço Doméstico.
Desde de 2021, que organiza as Heróides – clube do livro feminista, um projeto de leitura, discussão e conversa à volta de livros, com encontros mensais, que junta on-line cerca de duzentas pessoas por mês.

 

A criadora

Sara Barros Leitão (Porto, 1990). Formou-se em Interpretação pela Academia Contemporânea do Espetáculo e iniciou a licenciatura de Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e iniciou o Mestrado Estudos sobre as Mulheres – Género,
Cidadania e Desenvolvimento, na Universidade Aberta. Não concluiu nenhum.
Trabalha regularmente em televisão, cinema e teatro.
Presentemente, trabalha como atriz, criadora, encenadora, assistente de encenação e dramaturga. Nos últimos anos destacam-se as encenações dos concertos Trilogia das Barcas (2018), de Gil Vicente, e Rei Lear (2019) de William Shakespeare, coproduzidos pelo CCB e Toy Ensemble; bem como as criações Teoria das Três Idades (2018), coproduzida pelo Teatro Experimental do Porto e Teatro Municipal do Porto, a partir do estudo do arquivo do TEP, e Todos Os Dias Me Sujo De Coisas Eternas (2019), a partir de um trabalho de investigação sobre a toponímia portuense, apresentado no projeto Cultura em Expansão.
Em 2020, fundou a estrutura artística Cassandra, para desenvolver os seus projetos.
Feminista, ativista por todas as desigualdades ou injustiças, incoerente e a tentar ser melhor, revolucionária quanto baste, artista difícil de domesticar. Usa o espaço de cena, o papel e a caneta como se fosse uma caixa de fósforos e um bidão de gasolina, ou um megafone para contar a história dos esquecidos.

Back to Calendar of events