Queer Açores
Ciclo de Cinema Queer norte-americano

Itinerância do Queer Lisboa

17 a 20 mar 2022

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Queer Açores – Ciclo de Cinema Queer norte-americano
Itinerância do Queer Lisboa

17 a 20 mar 2022

 

Lotação limitada

Informação de Bilheteira

sessão de quinta-feira | 3 euros

sessões de sexta – feira e sábado | 1 filme – 3 euros; 2 filmes – 5 euros

domingo | gratuito

 

Consulte o catálogo

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e o Teatro Ribeiragrandense, em parceria com o  Queer Lisboa, e com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal, apresentam, de 17 a 20 de março, um ciclo de cinema queer norte-americano que pretende ilustrar a importância do cinema deste país num contexto mais global da cultura e do ativismo queer.

Os filmes que integram esta mostra fizeram, na sua quase totalidade, parte da programação da edição do 25.º aniversário do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, que se celebrou em setembro de 2021, edição que dedicou uma retrospetiva ao cineasta Gus Van Sant, na Cinemateca Portuguesa, com a sua presença em Lisboa.

Se, por um lado, o cinema independente norte-americano tem sido um palco privilegiado para a construção de narrativas e estéticas queer – mais notavelmente com o movimento New Queer Cinema -, por outro, tem sido extensa a produção de documentários que resgatam as histórias LGBTQI+ e que nos dão a conhecer as realidades e problemáticas contemporâneas destas mesmas comunidades.

Os filmes que serão apresentados no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e no Teatro Ribeiragrandense pretendem dar a conhecer algum deste cinema, com destaque para a presença da obra de Van Sant, pioneira do New Queer Cinema e que abriu caminho ao trabalho de tantes outres cineastas, como o foi o caso de Cheryl Dunye, de quem se irá apresentar o já clássico The Watermelon Woman. Nos documentários, duas obras recentes, Cured (seguida de um debate sobre saúde mental e comunidade LGBTQI+) e Wojnarowicz: F**k You F*ggot F**ker (seguida de uma conversa gravada com o realizador e a galerista do artista), são um olhar ao passado dessa história LGBTQI+ e que servem de reflexão, hoje, sobre temas tão importantes como a saúde mental e o VIH/sida. A fechar o ciclo, oportunidade rara de ver em sala o documentário Andy Warhol: A Documentary Film, que nos oferece uma perspetiva única do legado de Warhol nas artes visuais e no cinema independente norte-americano da segunda metade do século XX, assim como a importância central que teve na cultura queer.

 

Calendário de Sessões e Atividades

quinta-feira, 17 março | Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

18h30 – Cured (EUA, 2020, 80’), de Patrick Sammon, Bennett Singer

+ Debate sobre saúde mental e comunidade LGBTQI+, com a participação de Joana Amen, Psicóloga Clínica do (A)MAR – Açores pela Diversidade, e Mariana Bettencourt, Psiquiatra no Hospital Divino Espírito Santo.

 

sexta-feira, 18 março| Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

18h30 – Apresentação do Ciclo de Cinema Queer Norte-Americano: The Watermelon Woman (EUA, 1996, 90’), de Cheryl Dunye

21h30 – Mala Noche (EUA, 1985, 78’), de Gus Van Sant

 

sábado, 19 março | Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

18h30 – Wojnarowicz: F**k You F*ggot F**ker (EUA, 2020, 105’), de Chris McKim

+ Conversa gravada entre João Ferreira, o realizador Chris McKim, e Wendy Olsoff, cofundadora da PPOW Gallery de Nova Iorque, que representa a obra de David Wojnarowicz.

21h30 – My Own Private Idaho (EUA, 1991, 104’), de Gus Van Sant

 

domingo, 20 março | Teatro Ribeiragrandense

15h00 – Andy Warhol: A Documentary Film (Episode 1: Raggedy Andy, EUA, 2006, 120’), de Ric Burns

18h00 – Andy Warhol: A Documentary Film (Episode 2: Drella, EUA, 2006, 120’), de Ric Burns

Back to Calendar of events