Ricardo Jacinto
O Parlamento de Caríbdis IV

Encontros Sonoros Atlânticos

27 jul. 2022

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Encontros Sonoros Atlânticos

Ricardo Jacinto

O Parlamento de Caríbdis IV

27 jul. 2022

19h30

Blackbox

Entrada livre | lotação limitada

Este espetáculo, definido pelo seu criador como um ‘concerto-instalação para violoncelo, eletrónica, objetos ressonantes e sistema de difusão ‘multi-canal’, é o resultado de um desafio por parte dos Encontros 2022 ao artista Ricardo Jacinto, conhecido pelo seu percurso multidisciplinar. Segundo o seu autor, trata-se de ‘um projeto de música e instalação que teve início em 2021 e chega agora à sua quarta iteração. Resgatando a imagem de Caríbdis (figura mitológica cuja força tormentosa e ameaçadora, na figura de um turbilhão marítimo, engolia tudo o que dela se aproximasse) este parlamento constitui-se enquanto território poético que se dedica a explorar as forças de construção e destruição inerentes a lugares de interação coletiva. Esta apresentação dá continuidade a uma narrativa de múltiplas ressonâncias e desdobramentos formais e conceptuais. Iniciado com um voo sobre a ruína de uma eira (espaço ancestral de trabalho e encontro comunitário), o Parlamento de Caríbdis convoca agora a potência da insularidade para o desenho sonoro e espacial deste concerto-instalação.

Ricardo Jacinto
Músico, artista visual e arquiteto com pesquisa artística e académica focada nas relações entre som, improvisação e território em práticas transdisciplinares. É membro fundador e diretor artístico do coletivo OSSO e é doutorado pelo Sonic Arts Research Centre, Queens University Belfast. Desde 1998 tem apresentado o seu trabalho em exposições individuais e coletivas, concertos e performances em Portugal, Europa e Brasil.
Com um vasto interesse em processos colaborativos, desenvolveu inúmeros projetos com outros artistas, músicos, arquitetos e performers. Promoveu, dirigiu e apoiou o desenvolvimento de projetos de criação coletiva como são exemplos do PARQUE (2001-2015) ou INVASOR ABSTRACTO (2019-22).
Foi coorganizador de projetos de programação como ECOS: Escuta e Lugar (2013-14) ou EIRA: plataforma radio para residências artísticas (2020). A sua música foi editada pela Clean Feed, Shhpuma Records e Creative Sources, e as suas instalações estão presentes em várias coleções nacionais. Co representou Portugal na 10ª Bienal de Arquitectura de Veneza 2006 e o seu trabalho foi apresentado em espaços como Culturgest_Lisboa, Fundação de Serralves_Porto, Fundação Calouste Gulbenkian_Lisboa e Paris, Palais de Tokyo_Paris, Mudam_Luxembourg, Teatro Maria Matos_Lisboa, Museu Vostell_Cáceres, Casa da Música, CCB, Manifesta 07_Roveretto, Galeria Vermelho_São Paulo, Frac Loraine_Metz, OK CENTRE_Linz, entre outros.

Back to Calendar of events