ÚLTIMO DOMINGO DE CADA MÊS – Oficina “Corações Ao Alto – Catarina Branco”

Serviço Educativo

26 maio

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

OFICINA

CORAÇÕES AO ALTO – CATARINA BRANCO

26 maio 2019

Público – alvo | Público em geral

 

/

SINOPSE

Neste último domingo de maio celebra-se uma das maiores festas religiosas da Região, o que atribuirá uma dinâmica diferente às atividades do Serviço Educativo. Assim, e com base na obra da Coleção ARQUIPÉLAGO, Corações ao Alto, 2009 de Catarina Branco, desafiamos todos os participantes a desenvolverem as atividades de uma forma livre e à distancia.

Catarina Branco é uma artista plástica que trabalha com papel recortado à mão, resgatando as tradições culturais e religiosas das ilhas dos Açores, cruzando-as com influências de culturas tão diversas como a cultura africana ou brasileira, numa linguagem contemporânea.

Na peça Corações ao Alto, 2009, é assumida a influência da tradição dos tapetes florais na obra desta artista. É a partir desta influência, e desta obra, que lançamos duas atividades:

 

– Reinventar a ideia de tapete de flores para as procissões

Partindo das influências tradicionais dos tapetes de flores, propomos a criação de uma espécie de maquete com base em algumas características dessa técnica: cor, simetria ou o uso de formas geométricas.
Damos algumas dicas de materiais para a construção da maquete:
– ter uma superfície resistente com base em cartão ou madeira, por exemplo.
– A matéria colorida/enchimento pode ser a partir de sobras de papel ou cartolina. Se optar por ser fiel à matéria original, utilize flores ou serragem de madeira pintada.
Outro conselho: antes de construírem a vossa maquete, façam um desenho, para ser mais fácil a sua estruturação/ concepção.

Caso não seja possível fazer a maquete, pode sempre enviar-nos um desenho de como gostariam que fosse o vosso tapete floral.

Envie-nos o resultado final da atividade para: [email protected] ou identique na sua storie da aplicação instagram, para que assim consigamos partilhar.

– Registar os tapetes de flores que estarão visíveis nas festividades no dia 26 de maio

Se é atento e ativo nas redes sociais, esta atividade foi pensada para si.

Desafiamo-lo a tirar a fotografia mais criativa aos tapetes de flores no dia 26 de maio e a partilhá-la na sua storie da aplicação instagram. Depois basta identificar a página @arquipelago_centrodeartes para que assim consigamos partilhar na nossa página e mostrar os diferentes “olhares” desta tradição.

 

Back to Calendar of events