Workshop de desenho
As várias dimensões do desenho

Serviço de Mediação

5, 12, 19 e 26 nov. 2022

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Workshop de desenho

As várias dimensões do Desenho

5, 12, 19 e 26 nov. 2022

11h – 13h

Público-alvo | adultos e jovens a partir dos 16 anos

Ingresso | 12 euros (4 sessões)

O workshop de desenho regressa em novembro. Com um novo programa, dividido por 4 sessões, voltamos a assumir o erro como uma possibilidade. O desenho enquanto base para todo o projeto, como linguagem primeira, mas como projeto por si só também. Iremos partir das exposições patentes e da coleção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas para, através de novos exercícios, explorar técnicas, linguagens e questionar o que é que pode ser um desenho. Não sendo condição para participar neste workshop o “saber desenhar” – pois assumimos que toda a pessoa já o faz – vamos focar-nos na potencialidade da experimentação e no processo em si.

Inscrições abertas através do email [email protected]

 

5 de novembro
(Des)aprender a desenhar

Nesta primeira sessão definimos o mote que nos acompanhará ao longo das próximas semanas. Tendo como base as obras da coleção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, vamos explorar de que forma é que a nossa ideia de “desenho” por vezes nos prende e nos impede de desenhar.

12 de novembro
Uma linha no ar

Quantas formas pode ter um desenho? Pode sair do papel? Nesta sessão, partimos do trabalho que Susanne Themlitz desenvolveu no Transformatório, para explorar de que forma e de quantos ângulos pode um desenho ser explorado.

19 de novembro
Um desenho desde a base

Peças em cerâmica desenhadas simulam achados arqueológicos de uma civilização extinta e que nos narram o que terá acontecido. Esta é a narrativa de Margarida Andrade em No futuro também se usavam pincéis e que serve de mote para explorarmos materiais e processos.

26 de novembro
A linha – e a mensagem – multiplicada

Em Confissões de uma baptizada, de Carla Filipe, encontramos uma série de trabalhos que refletem a atenção da artista ao trabalho manual. Colagens, fotografias ampliadas, impressões tipográficas, serigrafias e monotipias dão forma a trabalhos de grande escala que, de alguma forma, refletem a carga dos temas trabalhados. Estas formas servirão de base para as técnicas (e temas) a explorar nesta sessão.

Back to Calendar of events