Biblioteca

A Biblioteca do Centro de Artes Contemporâneas disponibiliza um acervo bibliográfico assente, essencialmente, na época contemporânea. Pensámos esta Biblioteca como um espaço de leitura e de pesquisa que permite quer à comunidade local, quer a um público mais específico ter acesso a uma variada de títulos que se prendem com as diferentes disciplinas artísticas da contemporaneidade, nomeadamente nas áreas das artes visuais, da arquitetura, das artes performativas, do cinema, do design, da multimédia, da música, da literatura e da moda.

Se por um lado situamos a Biblioteca como um centro de documentação que incentiva a reflexão e a investigação na arte e cultura contemporâneas. Por outro, pretendemos promover uma leitura descontraída e ligada (in)diretamente às diferentes atividades do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e, igualmente, interligada com o Território geográfico e cultural onde estamos inseridos, ou seja promovemos uma leitura arquipelágica.

 

Horário:

Encerrada ao público à segunda-feira e ao domingo. Sábado aberta das 10.00h às 18.00h.

 

Serviços:

Acesso a todo o acervo bibliográfico;

Internet gratuita;

Apoio especializado na pesquisa.

Aquisições

A política de aquisições assenta nas áreas temáticas definidas: artes visuais, arquitetura, artes performativas, cinema, design, multimédia, música, literatura e moda, bem como em catálogos de exposições e de diferentes projetos artísticos, monografias, livros de artistas e títulos teóricos da Arte e Cultura Contemporâneas nacionais e internacionais.

Publicações Arquipélago

As publicações do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas procuram documentar/registar e promover perspectivas múltiplas sobre a arte e cultura contemporâneas resultando, quer das exposições, quer das atividades, quer das diferentes áreas de atuação do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Apoio à investigação e pesquisa

Pretendemos criar parcerias com instituições culturais e de ensino, no sentido de promover programas de apoio à investigação e pesquisa na arte e cultura contemporâneas.

Catálogo Online

Pode consultar o catálogo e obter informações acerca dos exemplares e a localização de documentos na biblioteca. Caso seja um leitor registado pode ainda ter acesso aos serviços de reserva de documentos para posterior consulta presencial ou efectuar pedido de informação sobre determinado autor ou assunto.

Catálogo exposição “Pontos Colaterais – Coleção Arte Contemporânea Arquipélago, uma seleção” – 20€