Biblioteca

A Biblioteca do Centro de Artes Contemporâneas disponibiliza um acervo bibliográfico assente, essencialmente, na época contemporânea. Pensámos esta Biblioteca como um espaço de leitura e de pesquisa que permite quer à comunidade local, quer a um público mais específico ter acesso a uma variada de títulos que se prendem com as diferentes disciplinas artísticas da contemporaneidade, nomeadamente nas áreas das artes visuais, da arquitetura, das artes performativas, do cinema, do design, da multimédia, da música, da literatura e da moda.

Se por um lado situamos a Biblioteca como um centro de documentação que incentiva a reflexão e a investigação na arte e cultura contemporâneas. Por outro, pretendemos promover uma leitura descontraída e ligada (in)diretamente às diferentes atividades do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e, igualmente, interligada com o Território geográfico e cultural onde estamos inseridos, ou seja promovemos uma leitura arquipelágica.

 

Horário:

Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, de terça a sábado.

 

Serviços:

Livre acesso ao acervo bibliográfico;

Rede Wi-Fi gratuita;

Disponibilização de computadores para consulta e trabalhos;

Pesquisa no catálogo online;

Serviço de referência (apoio especializado na pesquisa);

Formação de utilizadores;

Reserva de documentos.

 

Medidas de prevenção:

Os utilizadores devem vir munidos de máscaras faciais, de uso obrigatório;

É obrigatória a higienização das mãos com solução antissética de base alcoólica, disponibilizada na sala de leitura, à entrada e à saída das instalações.

 

 

Aquisições

A política de aquisições assenta nas áreas temáticas definidas: artes visuais, arquitetura, artes performativas, cinema, design, multimédia, música, literatura e moda, bem como em catálogos de exposições e de diferentes projetos artísticos, monografias, livros de artistas e títulos teóricos da Arte e Cultura Contemporâneas nacionais e internacionais.

Publicações Recebidas

Alicia Pardilla

Pardilla, Alicia – Visiones desde el páramo. 2019. ISBN 978-84-17725-01-3

 

Hector Zamora

Zamora, Héctor – De/Codificación. 2018. ISBN 978-84-09-07560-7

 

O publico vai ao teatro

Martins, Alfredo ; Almeida, Anabela ; Duarte, Sara – O público vai ao teatro. 2019. ISBN 978-989-54527-0-5

 

Cortiñas, Eli – What about delights in neoliberal times.978-84-92579-68-6

 


ACERVo

Acervo : 5 décadas de arte contemporânea. 978-989-8487-22-3

 

Cristina_cover_2

Levin, Mikael – Cristina´s History. 978-989-8239-02-0

 

 

Publicações Arquipélago

As publicações do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas procuram documentar/registar e promover perspectivas múltiplas sobre a arte e cultura contemporâneas resultando, quer das exposições, quer das atividades, quer das diferentes áreas de atuação do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

HORIZONTE

Pontos Colaterais

Horizonte_de_proximidades_1-240x240

Um horizonte de proximidade

JMCP

Um sísifo feliz

inpossivel cad1

Inpossível – com n… cad.1

inpossivel cad2

Inpossível – com n… cad.2

Tempo Líquido

Tempo Líquido

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio à investigação e pesquisa

Pretendemos criar parcerias com instituições culturais e de ensino, no sentido de promover programas de apoio à investigação e pesquisa na arte e cultura contemporâneas.

Catálogo Online

Pode consultar o catálogo e obter informações acerca dos exemplares e a localização de documentos na biblioteca. Pode efetuar o seu registo aqui: Inscrição Online e ter acesso à sua área para pesquisar e reservar documentos para posterior consulta presencial ou efectuar pedido de informação sobre determinado autor ou assunto.

CATÁLOGO ONLINE