Serviços Educativos

O Serviço Educativo do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas tem como principal objetivo a estreita ligação com a comunidade, pelo desenvolvimento de um alargado leque de atividades direcionadas para o conhecimento e experimentação/prática artística, dirigidas a diversos públicos, sejam eles generalistas ou especializados, atendendo às suas especificidades e necessidades.

Este Serviço Educativo pretende despertar a criatividade e a sensibilização para as Artes Contemporâneas, através da reflexão, estímulo dos sentidos, partilha de memórias e experiências, e o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a prática artística numa perspetiva transdisciplinar. Acresce que é fundamental para este Serviço um trabalho ao nível da desconstrução das diferentes práticas artísticas contemporâneas levando, deste modo, o(s) público(s) a uma aprendizagem através do processo criativo. As diferentes temáticas a serem trabalhadas pelo Serviço Educativo serão diversificadas, privilegiando a constituição e consolidação de uma rede de parcerias com outras instituições nos mais variados campos de ação.

As atividades incidem não só em visitas guiadas e orientadas ao edifício e exposições temporárias, como também em ateliers-oficina, numa constante articulação com a programação do Centro, recorrendo sempre que possível às restantes valências do ARQUIPÉLAGO, como por exemplo as Residências Artísticas nas mais diversas áreas da criação, assim como as conversas com artistas. Outro recurso de difusão e aprendizagem será o da formação de públicos através de seminários e cursos livres, incentivando a vontade de conhecimento e entendimento da(s) Arte(s) como reflexo das preocupações do indivíduo, do seu meio social e cultural e da evolução do conhecimento.

O lugar e o território, o arquipélago é um dos pontos fulcrais a ser explorado por este serviço, a paisagem pode ser sentida ou experimentada através de um olhar liberto de preconceitos, mas que apela ao ambiente, à Terra e à biodiversidade. Usufruir o lugar, pensar no lugar e estar no lugar, a olhar, a jogar, a descansar, a divertir-se e a tocar no lugar.

 

VISITAS INDIVIDUAIS

Submeta o seu pedido para: acacinfo@azores.gov.pt

 

VISITAS DE GRUPO

Descarregue o documento e envie-o para: acacinfo@azores.gov.pt

 

Descarregue o documento PDF