A Escritora
Ana Hatherly na Coleção da FLAD

Exposição

27 mar - 20 jun 2021

Exposição

A Escritora – Ana Hatherly na Coleção da FLAD

27 mar – 20 jun 2021

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, em coprodução com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), apresenta a exposição “A Escritora – Ana Hatherly na Coleção da FLAD”.

Esta é a primeira exposição nos Açores dedicada a Ana Hatherly. As obras apresentadas pertencem à Coleção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento que possui um importante núcleo de trabalhos da artista.

João Mourão, diretor do Arquipélago e curador da exposição escreve: “São mais de 60 desenhos que agora são dados a ver, todos de pequeno formato, o tamanho de um postal que se escreve em cima da mesa de jantar, ou ao colo, e guardados num caderno de notas. Neles podemos entrever uma arqueologia da escrita, que nos conduz às origens dos signos e às heranças da caligrafia oriental, que a artista copiava, disciplinadamente.”

Os trabalhos datados de 1964 a 1989 “são testemunhos da pesquisa desenvolvida em torno da letra, do alfabeto, da palavra, da frase, revelando uma mão inteligente para quem é impossível distinguir entre artes visuais e poesia, imagem e texto, experimentação e academia.”, refere o curador da exposição.

“A Escritora – Ana Hatherly na Coleção da FLAD” está patente entre 27 de março e 20 de junho no Arquipélago, estando ainda prevista a ativação de atividades em torno da exposição promovidas pelo Serviço de Mediação, tais como visitas-oficinas e visitas guiadas.

 

Nota biográfica

Ana Hatherly nasceu no Porto em 1929.  Artista plástica, escritora, ensaísta, realizadora, licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em Literaturas Hispânicas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Interessada em todas as formas de comunicação, começa a desenvolver o seu trabalho no campo da escrita e do desenho. Escreve o seu primeiro livro de poesia em 1958, “Um Ritmo Perdido”, como alusão à carreira musical que não prosseguiu. Foi o início de uma extensa obra poética. Membro do Grupo Experimentalista Português, Ana Hatherly foi um dos teorizadores deste movimento iniciado nos anos 60 em Lisboa. Fundou, em 1988, a Revista Claro-Escuro. Participou em numerosas exposições, com destaque para Alternativa Zero, em 1977, que marca o despertar do país para a vanguarda artística. Destaque para a grande exposição da sua obra visual produzida no período entre 1960 e 1990, no CAM, em 1992. Em 2017 o Museu Gulbenkian e a Fundação Carmona e Costa revisitaram a sua obra. Faleceu a 5 de agosto de 2015, em Lisboa. Tinha 86 anos.

Voltar à Programação