Catarina Branco
Escultura feminina, Séc. XIX

A exposição inclui dois objetos de origem africana do séc. XIX. Os objetos pertencem à coleção do Museu Carlos Machado, ao qual foram doados pelo Conde da Fonte Bela, que por sua vez os comprou ao Contra-Almirante Craveiro Lopes. Catarina Branco inspirou-se na arte africana, tanto devido aos objetos presentes nos Açores, como devido à exposição de arte africana que viu na La Caixa de Madrid em 2013.

Hay en la exposición dos objetos de origen africano del siglo XIX de Museu Carlos Machado donados por el Conde de Fonte Bela que había adquirido del Contra-Almirante Craveiro Lopes. Catarina Branco se ha inspirado en el arte africano tanto por los objetos presentes en los hogares azoreños, como la exposición de arte africano que vio en La Caixa de Madrid en 2013.

The exhibition includes two objects of African origin dated from the 19th century. They belong to the collection of the Museu Carlos Machado, to whom they were donated by the Conde da Fonte Bela, who bought them from Rear Admiral Craveiro Lopes. Catarina Branco was inspired by African art, both due to the objects present in the Azores, and to the exhibition of African art she saw at La Caixa de Madrid in 2013.

 

Escultura feminina / Escultura femenina / Female sculpture

Séc. XIX / 19th century

Madeira e tecido

Madera y textil

Wood and textile

44 x 13 x 10 cm

DRAC / Coleção Museu Carlos Machado, MCM15004

 

A escultura feminina apresenta elementos geométricos no rosto. O seu torso foi desproporcionalmente alongado e apresenta escamas ou formas geométricas que representam a pele de um crocodilo. Com as pernas cobertas por uma saia vermelha, a estátua mantém-se na vertical sustentada pelos seus enormes pés. O interesse de Branco por esta escultura deve-se à combinação de elementos humanos e animais num só objeto.

La escultura femenina presenta elementos geométricos en las mejillas de la cara. Su torso ha sido desproporcionadamente alargado presentando unas escamas o formas geométricas como si representara la piel de un cocodrilo. Sus piernas están cubiertas por una falda roja y se mantiene erguida por unos enormes pies. El interés de Branco por esta escultura es por su combinación de lo humano y animal en un objeto. 

The female sculpture features geometric elements on the cheeks of the face. The torso has been disproportionately elongated and presents scales, or geometric shapes, representing the skin of a crocodile. The figure’s legs are covered by a red skirt and the sculpture is held upright by huge feet. Branco is interested in this sculpture because of the combination of human and animal elements in an object.

 

Voltar à Programação