Chorinho Feliz
– obras da Coleção Arquipélago

Exposição

8 dez 2021 - 17 abr 2022

Exposição

Chorinho Feliz – obras da Coleção Arquipélago

8 dez 2021 – 17 abr 2022

Artistas| Amalia Pica, Ana Vieira, Barrão, Catarina Botelho, Catarina Branco, Christian Holstad, Grafeno, Joachim Schmid, João Ferreira, João Pedro Vale, Rubén Monfort, Rui Moreira, Sofia de Medeiros

Um projeto de Beatriz Brum, Diogo Aguiar, João Mourão e Sofia Carolina Botelho

//
A exposição ‘Chorinho Feliz’ reúne obras de Amalia Pica, Ana Vieira, Barrão, Catarina Botelho, Catarina Branco, Christian Holstad, Grafeno, Joachim Schmid, João Ferreira, João Pedro Vale, Rubén Monfort, Rui Moreira e Sofia de Medeiros.
As obras destes artistas e as relações que se podem estabelecer entre elas remetem-nos para momentos de convívio e de festa. Nos tempos pandémicos que atravessamos é importante, por um lado, retomar essas memórias da partilha e, por outro, antecipar novos encontros. Queremos que esta exposição seja um olhar às tradições, festas populares, romarias, bailes e mesas postas, mas queremos também que seja um momento de esperança para que rapidamente possamos voltar todas e todos a estes convívios.
Na exposição cruzam-se obras de artistas locais, ligadas a tradições tipicamente açorianas, com artistas do continente e internacionais, que trazem também olhares sobre outras festas e outros modos de celebrar.
Esta ideia de um chorinho feliz, que dá nome à exposição, não é mais que uma vontade, uma ideia de que sentimos todos falta de chorar uma lágrima de alegria que vem necessariamente aliada com amigos, festa, devoção e tradição. Esperemos que esteja para breve essa lágrima.
O projeto expositivo é assinado por Beatriz Brum, Diogo Aguiar, João Mourão e Sofia Carolina Botelho e poderá ser visitado no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas até 17 de abril de 2022.

imagem: obra de Catarina Branco, Fenais, 2019

Voltar à Programação