Exposição
CATARINA BRANCO

Protocolo de Cooperação entre o Governo da Região Autónoma dos Açores e o Governo da Região Autónoma da Madeira no âmbito da Cultura

MADEIRA | 15 dez 2018 a 15 jun 2019

EXPOSIÇÃO

CATARINA BRANCO: EM PAISAGEM

15 dez 2018 a 15 jun 2019

MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira

Protocolo de Cooperação entre o Governo da Região Autónoma dos Açores e o Governo da Região Autónoma da Madeira no âmbito da Cultura

.

Catarina Branco inaugura exposição “Em Paisagem” no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira este sábado, dia 15 de dezembro, às 18h00.

A realização desta exposição acontece no contexto do Protocolo de Cooperação entre o Governo da Região Autónoma dos Açores e o Governo da Região Autónoma da Madeira no âmbito da Cultura, promovido através do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas e do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

“Em Paisagem” apresenta uma seleção de obras produzidas por Catarina Branco na última década, trabalhos criados a partir do papel recortado à mão, que adquirem formas únicas, conduzindo-nos numa viagem às suas origens e à sua identidade açoriana.

As obras apresentadas nesta exposição pertencem a coleções particulares açorianas, à Coleção ARQUIPÉLAGO e à coleção do Museu Carlos Machado que por sua vez irão interagir com obras da coleção do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

/

CATARINA BRANCO (Ponta Delgada, 1974) licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo frequentado várias formações nas áreas da Cenografia, da Gravura, do Desenho e da Pintura, sob orientação dos artistas Roswitha Gerlitz, Bartolomeu dos Santos, João Queiroz e Pedro Calapez.

Entre os vários locais onde expôs, que constituíram marcos no seu percurso individual, estão: o Centro de Arte Manuel de Brito, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Museu Nacional Soares dos Reis, a Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio, a Carpe Diem Arte e Pesquisa, a Galeria Belo-Galsterer, a Galeria Fonseca Macedo, a Universidade de Berkeley (EUA), o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (Rio Grande do Sul – Brasil), ou o Museu Aloísio Magalhães (Recife-Brasil).

A sua obra está representada em várias coleções privadas e institucionais, entre as quais a Coleção Manuel de Brito ou a coleção ARQUIPÉLAGO.

Viveu parte da sua infância e adolescência nos Fenais da Luz (Ponta Delgada), freguesia rural da ilha de São Miguel, tendo essas vivências quotidianas, e tudo o que bebeu do imaginário popular do seu entorno, influenciado a sua obra.  Elegendo o papel recortado à mão como seu media de eleição, Catarina Branco desenha com tesoura, cola e papel colorido, vertendo nos seus projetos as suas introspeções, cruzando o sentido coletivo (associado à sua identidade cultural local) com o sentido de Mundo global, por meio da miscigenação de referências oriundas de culturas extraeuropeias.

Voltar à Programação