Exposição de fotografia
ALÉM DO QUE SE VÊ
Sérgio Aires

9 mar - 5 mai

Exposição de Fotografia

ALÉM DO QUE SE VÊ

Sérgio Aires

9 mar – 5 mai 2019

Piso 1, Loja Arquipélago

/

Fixar instantes e corações.

Olhar reverente e silencioso.

Colocar objectiva e objectivo à frente do peito,

para estar, nem sempre contido, invisível.

Em busca do momento preciso para criar uma história.

Aprisionar e libertar. Mais do que técnica, entrega – além do que se vê.

/

Sérgio Aires

Nasceu no Porto a 9 de Fevereiro de 1969.

Licenciado em Sociologia pela Universidade do Porto (1994).

Consultor e perito nas áreas da pobreza, exclusão e políticas sociais.

Entre 1994 e 1998 integrou o gabinete de investigação da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, organização de quem viria a ser o coordenador nacional entre 1998 e 2006. Desde 2006 trabalha como consultor independente. Enquanto tal, tem desempenhado as seguintes funções: concepção e coordenação de vários projetos europeus de dimensão nacional e transnacional; consultor de autarquias para implementação de Observatórios sociais; consultor internacional, com intervenções em Espanha, Itália e Brasil; consultor de várias organizações de Economia Social portuguesas no âmbito da qualificação organizacional, particularmente nas áreas de gestão estratégica, gestão da inovação; gestão de marketing e comunicação, gestão de recursos humanos, gestão de parcerias e trabalho em rede, gestão financeira e angariação de fundos.

Contemporaneamente, e entre Novembro de 2006 e Setembro de 2018, exerceu as funções de Diretor do Observatório de luta contra a Pobreza na cidade de Lisboa, uma iniciativa da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza.

Como voluntário, exerce ainda atualmente, e entre outras, as funções de Delegado Português no Comité Executivo da European Anti-Poverty Network (EAPN); Presidente da Assembleia-Geral da Associação Slow Movement Portugal, Vogal do Centro Social e Paroquial de São Nicolau (Porto) e Vice-Presidente da Associação Gentopia – Associação para a Diversidade e Igualdade de Género.

Enquanto fotógrafo, atividade a que se dedica desde a mais tenra idade, e que exerce em paralelo, mas muitas vezes de forma complementar com a Sociologia, tem publicados vários trabalhos, em diferentes meios, tais como: Revista Rediteia, Revista Focus Social, Revista Impulso Positivo, Cadernos RedAção, Edições Hacer (Espanha), Amnistia Internacional, Observatório de luta contra a pobreza na cidade de Lisboa, várias publicações da European Anti-Poverty Network, Website do Slow Movement Portugal, entre outras. Participou ainda com trabalhos da sua autoria em campanhas anti-discriminação e promoção de vários artistas e espectáculos.

 

Voltar à Programação