FORMAÇÃO MODULAR
CONCEITO CAPHOTO FORMAÇÃO
#7ANOS

FORMAÇÃO FOTOGRAFIA

1, 2 e 3 de dezembro

FORMAÇÃO MODULAR CONCEITO CAPHOTO FORMAÇÃO / #7ANOS

1, 2 e 3 DEZEMBRO

FORMADORAS | Ana Jesus Ribeiro e Cátia Machado

INSCRIÇÕES ABERTAS – [email protected] (Ana Jesus Ribeiro) | [email protected] (Cátia Machado)

O projeto CAPhoto Formação, a caminhar para sete anos, materializa e proporciona um conceito de formação inovador na área da fotografia digital, sendo este desenvolvido em tempo real e in loco, nas mesmas condições de captação de imagem efetuadas por profissionais. A formação, desenvolvida pela formadora Ana Jesus Ribeiro, é de natureza prática, e abrange várias vertentes, desde a fotografia de espetáculo, fotografia de desporto, fotojornalismo (em parceria com a imprensa local), fotografia de paisagem, street photography e fotografia minimalista. O projeto integra, ainda, o módulo “Escape & Review”, através do qual se aplicam práticas de fotografia de arquitetura, associada ao movimento, sessões temáticas, entre outras, incluindo a edição de imagem.

OBJETIVOS GERAIS

A formação visa a aquisição de conhecimentos técnicos pelos formandos, assim como o desenvolvimento de competências/aptidões técnicas relacionadas com a fotografia digital nas mais diversas vertentes, com predominância no fotojornalismo, ou seja, na captação de imagem “no terreno”. Além disso, a formação visa conferir competências no âmbito do tratamento/edição de imagem na ótica do utilizador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final os formandos serão capazes de captar imagens válidas para efeito público de publicação na imprensa parceira, como na internet.

DESTINATÁRIOS

Público em geral (nível de iniciação a profissional).

CONTEÚDOS PROGRAMATICOS / MÓDULOS

– FOTOGRAFIA DE DESPORTO – cobertura de eventos desportivos que constem na agenda do jornal Açoriano Oriental

– FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS – concertos/espetáculos que constem na agenda do jornal Açoriano Oriental

– FOTOJORNALISMO – cobertura de acontecimentos em tempo real em colaboração com o jornal Açoriano Oriental – conceito “Fotojornalista por um dia mais”

– FOTOGRAFIA ESCAPE & REVIEW – Fotografia de arquitetura associada ao movimento / integra a colaboração profissional CAPHOTO Rede de Profissionais por parte do projeto 37.25 – Núcleo de Artes Performativas; Fotografia de interiores; Fotografia minimalista; Fotografia de paisagem; Street Photography; etc.

– EDIÇÃO DE IMAGEM – Na ótica do utilizador; Adobe Photoshop e/ou Adobe Lightroom.

*Nota | A ordem dos módulos, como a carga horária a atribuir por cada módulo, serão definidas pela CAPhoto Formação em função dos eventos que constem na agenda diária do jornal Açoriano Oriental.

OPORTUNIDADES

Possibilidade de publicação dos seus melhores trabalhos/resultados no jornal Açoriano Oriental como nas plataformas oficiais do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, com a devida salvaguarda na menção dos créditos para efeito de portfólio.

No final os participantes receberão um Certificado.

MÉTODOS PEDAGÓGICOS

Expositivo, demonstrativo e experiencial

REQUISITOS

MATERIAL FOTOGRÁFICO

Câmara digital gama reflex (podendo ser de gama compacta e bridge, sob consulta);

Objetiva zoom e teleobjetiva;

Tripé e cabo disparador

MATERIAL INFORMÁTICO

Computador portátil com programa de edição de imagem instalado (versão trial aceitável);

Facilidade de deslocação e de adaptação dada a diversidade horária diária das formações CAPhoto.

CARGA HORÁRIA (a determinar diariamente)

Das 9h00 às 00h00

LOCAIS DE REALIZAÇÃO

Nas instalações do jornal Açoriano Oriental, nomeadamente, nos locais onde acontecem os eventos que constam na agenda diária do mesmo jornal parceiro;

Nas instalações do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas.

INSCRIÇÕES

3 dias – 120 Euros

Opção de frequência/inscrição parcial (por dia/por módulos) – Sob consulta

MÍNIMO E MÁXIMO DE PARTICIPANTES

5 / 20

FORMADORAS

ANA JESUS RIBEIRO

A formadora Ana Jesus Ribeiro, fotojornalista / fotógrafa freelancer de profissão, diplomada pelo Instituto Português de Fotografia (IPF) do Porto, possuidora da carteira profissional CCPJ nº 1643 e CAP EDF 561663/2011 DC – certificada pela Entidade Formadora Planeta Informático / DGERT / IEFP. Criadora do projeto conceito CAPhoto Formação através do seu primeiro workshop em Fotojornalismo, conceito hoje módulo “Fotojornalista por um dia mais” praticado a 19 de Fevereiro de 2011 e já em colaboração direta com o jornal, ainda hoje parceiro, Diário de Aveiro (P/ mais consulta biográfica, redes sociais/ páginas oficiais; https://www.facebook.com/CAPhotoFormacao; instagram.com/caphoto_formacao_redepro; twitter.com/CAPHOTOGeral).

 CÁTIA MACHADO

A formadora Cátia Machado possui certificado em Fotografia Digital pelo Instituto Português da Fotografia (IPF), é colaboradora técnica pelos projetos CAPhoto nas diversas competências e é formadora em edição de imagem (Adobe Lightroom). https://www.instagram.com/katyamachado/

Emails:
[email protected]

[email protected]

T: 91 209 09 69

facebook.com/CAPhotoFormacao

instagram.com/caphoto_formacao_redepro

twitter.com/CAPHOTOGeral

Voltar à Programação