Lançamento do Livro – Rabo de Peixe: sociedade e forma urbana

de Inês Vieira Rodrigues

5 novembro 17h00

Lançamento Livro – Rabo de Peixe: sociedade e forma urbana, de Inês Vieira Rodrigues

  • Editora Caleidoscópico com apresentação do professor Álvaro Domingues
  • Entrada gratuita

 + infos: https://www.facebook.com/events/592081117668984/

 

SINOPSE

O livro de Inês Vieira Rodrigues elege como território de análise a vila e freguesia de Rabo de Peixe (São Miguel, Açores). Trata-se de um caso ímpar a nível regional e nacional – pelas suas características morfológicas, demográficas e económicas –, que tem sido considerado “de risco” e a sua população “inadequada”, fora dos padrões ditos normais. Ainda hoje, tal como há décadas atrás, ser natural de Rabo de Peixe é alvo de estigma.

De uma forma geral, a autora questiona as práticas do ramo disciplinar da arquitetura e do urbanismo, nomeadamente a propósito das políticas excessivamente centradas nas infraestruturas, na habitação e no confinamento local – sendo que a zona piscatória, localizada a Norte da freguesia, constitui um caso inegável de insularidade dentro da ilha.

O debate sobre o planeamento urbanístico, a nível insular, tem-se revelado manifestamente escasso e Rabo de Peixe é um dos exemplos de carência de discussão e de reflexão. Neste sentido, o pensamento urbano esterilizado (e, consequentemente, estéril) tem necessariamente de ser substituído pela interrogação, pesquisa, precaução e avaliação. A obra apresenta-se nesta linha de pensamento como um contributo para um estudo, necessariamente continuado, a propósito das intervenções urbanísticas como instrumento de política social.

O livro conta ainda com um Prefácio de Álvaro Domingues, professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e investigador no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU-FAUP).

 

Nota biográfica // Inês Vieira Rodrigues

Nasceu em Tomar, em Dezembro de 1988.

No ano de 2000, mudou-se para São Miguel, Açores, onde frequentou a Escola Secundária Antero de Quental.

Em 2006 foi admitida na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e em 2010 integrou o Programa de Intercâmbio anual na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), na Suíça, participando no LAPA Studio, sob a orientação de Harry Gugger.

Em 2012 concluiu o Mestrado em Arquitetura, realizando a Dissertação intitulada Rabo de Peixe – sociedade e forma urbana, sob orientação do Prof. Doutor Álvaro Domingues e do Mestre Alberto Lage.

No início de 2013, começou o seu percurso profissional no atelier M-Arquitectos, em Ponta Delgada. Trabalha e vive em Paris desde Fevereiro de 2015. Integrou a equipa do atelier FELD Architecture e durante o último ano o atelier DDA Architectes, participando em projectos de recuperação do património arquitectónico francês do séc. XX, em particular na reabilitação da Villa E-1027, desenhada por Eileen Gray e Jean Badovici.

Voltar à Programação