O que pode uma Residência Artística? 

Conversa online

2 e 3 dez 2021

O que pode uma Residência Artística? 

Conversas online transmitidas no Facebook

2 e 3 de dezembro

18h30

 

Promovido pelo Azores 2027 (candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura) em parceria com o Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas e a Associação Cultural Part’ilha, 9×9 Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas é um programa piloto de residências artísticas nos Açores. Nesse âmbito, decorrem nos dias 2 e 3 de dezembro, pelas 18h30, dois momentos de conversa online, transmitidas no Facebook, que pretendem responder à questão “O que pode uma Residência Artística?”. Nesta conversa informal, programadores culturais, artistas e todos os que se queiram juntar vão falar sobre de que forma uma residência artística pode potenciar o trabalho artístico e novas formas de o público se relacionar com as práticas artísticas.

No âmbito do Programa de Residências Artísticas 9×9 – ‘Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas’, parte da vontade de, por um lado, transformar cada ilha açoriana num laboratório de trabalho e de experimentação para um artista e, por outro, de fomentar a relação entre produção artística e públicos. Interessa explorar o potencial e as possibilidades que uma residência artística representa para o processo de trabalho de um artista, que se desloca temporariamente para um território que não é o seu para criar um novo projeto; e interessa, também, explorar o que é que esse território ganha com a presença do artista.

Ao longo de três meses, no âmbito do 9×9, nove artistas estiveram em residência numa ilha do arquipélago, onde investigaram e trabalharam com e na ilha, proporcionando momentos de troca e desenvolvimento de atividades com vários públicos.

 

2 de dezembro – quinta feira

Conversa com:  Paulo Arraiano e Paulo Ávila (Re.Act — Terceira), Jesse James (Anda&Fala) e Catarina Saraiva (Verão Azul).

Moderadores : António Pedro Lopes (Azores 2027) e João Mourão (Arquipélago — CAC)

3 de dezembro – sexta-feira

Conversa com: Sophie Bárbara (diretora produção 9×9), Andreia Silva (produtora executiva local Corvo 9×9), Margarida Correia (artista residente 9×9) e Mariana Sales Teixeira (artista residente 9×9).

Moderador: Sofia Carolina Botelho (Arquipélago — CAC)

 

*O Azores 2027 é promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e copromovido pelo Governo dos Açores.

 

Voltar à Programação