Oficina | Pintura – A partir da Coleção

Serviço Educativo

todos os sábados de março
2 / 9 / 16/ 23 e 30
15h00 - 16h30 Inscrever-me

OFICINA | PINTURA – A PARTIR DA COLEÇÃO

Todos os sábados de março

15h00-16h30

O Serviço Educativo preparou a oficina “Pintura – A partir da Coleção” que irá decorrer todos os sábados de março.

Foram selecionadas para esta atividade 5 obras da Coleção ARQUIPÉLAGO. Em cada sábado será dado destaque a uma, que será trabalhada pelos participantes, através da pintura. Vão ser apresentadas diferentes formas de conceber uma pintura, os diferentes materiais que podemos usar, despertando a atenção dos mais novos para as diferentes técnicas que se podem usar quando falamos em pintura.

PROGRAMAÇÃO

1º SESSÃO | 2 DE MARÇO

URBANO
GRANDE LIVRO D’AS FLORES E AS CINZAS #30 (DIPTICO)

Nesta primeira sessão queremos dar a conhecer diferentes técnicas e materiais utilizadas por este artista, nomeadamente o acrílico, a pasta de madeira, a terra, os elementos vegetais e o carvão. Vamos analisar a sua composição em díptico, que neste caso reforça a ideia de livro.

/

2º SESSÃO | 9 DE MARÇO

JOÃO QUEIROZ
SEM TÍTULO

Na segunda sessão a equipa do Serviço Educativo irá desafiar os mais novos a pintar com aguarela, explicando algumas das técnicas que podem ajudar o participante a expressar melhor o que quererá pintar. Vamos trabalhar a pintura rápida, que é uma das características da técnica de aguarela.

/

3º SESSÃO | 16 DE MARÇO

GIL HEITOR CORTESÃO

CAMUFLAGEM

Partindo da obra deste artista, a técnica que vamos explorar é a pintura em superfície transparente. Gil Heitor Cortesão tem vindo a desenvolver a sua pintura sob uma superfície transparente, normalmente acrílico. O desafio será para além do próprio suporte, perceber como se constrói uma imagem de trás para a frente.

/

4º SESSÃO | 23 DE MARÇO

 ANDRÉ LARANJINHA

 SEM TITULO (ANONA)

Nesta 4ª sessão a equipa do Serviço Educativo dará a conhecer aos participantes a importância de trabalhar com os materiais mais convencionais como o acrílico e a tela.

/

5º SESSÃO | 30 DE MARÇO

PEDRO BARATEIRO

SALA DE CINEMA

Na última sessão desta atividade propormos trabalhar a obra de Pedro Barateiro, e trabalhar a ideia de sobreposição de imagens. O artista parte de uma fotografia para construir uma nova imagem através da sobreposição de tinta e cor na fotografia. À semelhança deste artista, os participantes vão desenvolver pintura sob uma fotografia, escolhida pelos participantes.

Para além disso, os participantes irão criar uma pintura livre com base nas técnicas que adquiriram ao longo das 5 sessões.

 

Público – alvo | dos 6 aos 12 anos

Máx 10 participantes

Recomenda-se uso de indumentária prática

Ingresso | 3€ / sessão

Marcações | Email: [email protected]

Telf.: 296 470 130

Informações | arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt

Voltar à Programação