Open Day
com o Coletivo
KWY – Walk&Talk

Espaço, Lugar, Permanência e Arte Pública

2 março 21h30

“Talk About” com o Coletivo KWY

  • No âmbito da parceria com o Walk&Talk
  • Entrada gratuita
  • Loja_Livraria (piso 1)

Sinopse:

Espaço, Lugar, Permanência e Arte Pública

No contexto da colaboração da KWY na curadoria do Circuito de Arte Pública da próxima edição do Walk & Talk, Ricardo Gomes e Gabriela Raposo farão a contextualização da sua proposta através da discussão das suas motivações conceptuais que, de forma mais ou menos subliminar, estão presentes nos trabalhos desenvolvidos por si ao longo dos últimos anos. Desde a investigação do Ricardo sobre a obra do artista Donald Judd, passando pela sua colaboração de muitos anos com vários artistas contemporâneos como Olafur Eliasson e Tomás Saraceno, pelo seu diálogo com uma visão de precisão científica da Gabriela na sua investigação sobre as contaminações entre as disciplinas da arte e arquitectura, até à práctica presente da KWY nas mesmas disciplinas e em curadoria, procurar-se-á oferecer uma visão contemporânea da importância do espaço, da especificidade do lugar, da permanência temporal e do conceito de arte pública.

Biografia:

KWY é uma plataforma multidisciplinar que investiga a natureza da colaboração no contexto de projetos específicos. KWY foi fundada em 2009 pelos arquitetos Ben Allen e Ricardo Gomes em Berlim e pelo curador James Bae em Los Angeles. Desde 2015 a KWY tem o seu estúdio no pólo creativo da Trienal de Arquitectura de Lisboa e um pequeno escritório em Copenhaga.

Os projetos da KWY são colaborações entre os fundadores e especialistas convidados. Colaborações recentes incluem artistas, escritores, curadores, designers e outros arquitetos. Sem preconceitos iniciais, cada projeto tem o seu início com o diálogo e análise entre os diversos colaboradores. Esta metodologia processual conduz frequentemente a pensamentos inovadores e de outra forma inesperados.

Para o Circuito de Arte Pública da edição deste ano do Walk & Talk, o coordenador da KWY Ricardo Gomes colabora com a arquitecta Gabriela Raposo e com o curador Miguel Mesquita.

Voltar à Programação