Quatro Quatro

Exposição de continuidade

11 jul 2021 - 27 fev 2022

Quatro Quatro

11 jul 2021 – 27 fev 2022

 

Quatro Quatro é um projeto de continuidade que pretende mapear a comunidade artística residente nos Açores, com especial incidência em São Miguel.

Abrimos os espaços das células como espaços de criação, experimentação, residência e exposição e selecionámos os primeiros 4 artistas tendo em conta práticas múltiplas e gerações diversas. A partir desta primeira seleção serão os artistas a fazer as escolhas seguintes, cada um deles convidará o artista seguinte, e assim sucessivamente, em grupos de quatro, até atingirmos os 20 artistas.

A construção desta exposição ganha assim contornos não apenas artísticos, mas também relacionais, num mapeamento que se quer também ele de afetos.

Coordenação do projeto | Diogo Aguiar

 

Os Artistas

1.ª Fase

Gregory Le Lay
Gregory Le Lay nasceu em Toulon, França em 1977. Em 2017, muda-se para São Miguel e no ano seguinte cria a galeria “brui”,  um espaço onde desenvolve o seu trabalho e convida artistas para exposições pontuais e organiza workshops.
Trabalha primariamente com a imagem, desenho e som, recentemente tem desenvolvido ambientes e performances sonoras.
Dentro da imagem explora variadas técnicas de impressão como a serigrafia e a gravura, desenvolvendo em simultâneo algum trabalho de publicação. Gregory deliberadamente deixa a sua forma multifacetada de trabalho fluir em processos de coerência incerta, onde a sua linguagem nos conduz através do reino animal, da flora, da geologia, e da natureza como organismo complexo, como uma sensível e incompreendida forma de perspetivarmos o mundo.

Susana Aleixo Lopes
Susana Aleixo Lopes nasceu em Ponta Delgada, em 1987. É formada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Desenvolve e centra o seu trabalho na área da escultura e instalação. A artista implementa a vivência, a experiência e a intuição no seu processo criativo. Está constantemente à procura de novos estímulos, sejam interiores ou exteriores, que integra no seu desenvolvimento pessoal e profissional. De forma geral, Lopes abrange um linguagem poética, aprofundando os estados emocionais que levam ao uso de “máscaras sociais”, procurando entender com esse turbilhão emocional o comportamento social e preceptivo das pessoas.

Paula Mota
Paula Mota nasceu na cidade do Porto, em 1965. Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Chegou a São Miguel no início da década de 90. É uma referência incontornável no contexto da geração de jovens criadores que imprimiu uma nova dinâmica nas artes visuais no arquipélago dos Açores. O seu percurso artístico é marcado pela pela originalidade e espírito crítico, cujo foco principal é a Mulher. Utiliza meios técnicos como a colagem para manipular os mecanismos de sedução utilizados pelas imagens comerciais, identificando-os como fornecedores de memória.

Xavier Ramos
Xavier Ramos nasceu em 2000 na ilha de São Miguel. Trabalha a atualidade através de composições surrealistas “pop” onde cruza ícones atuais e históricos com notícias/acontecimentos da sociedade media do século XXI. As suas composições são leituras satíricas das práticas políticas, religiosas e sociais da atualidade, especialmente centradas nos Açores. O seu trabalho poderá ter uma leitura queer, ativista e reivindicativa, mas um mundo que se quer livre assim o exige.

 

2.ª Fase

Mariana Sales Teixeira
Mariana Sales Teixeira nasceu em Maputo, Moçambique, em 1990 . Em 1995 chega à ilha de São Miguel. É licenciada em Artes Plásticas – Escultura, e Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão pela FBAUP. O seu percurso artístico, de cariz autobiográfico e relacional, explora a disciplina multi e transversal do desenho enquanto ferramenta de busca e autoconhecimento. Nas suas instalações, cenografias ou livros de artista utiliza a gravura, a cerâmica, a fotografia ou até mesmo a jardinagem. Atualmente, vive e trabalha entre a ilha e o Continente. Cofundadora da OCO – Oficina de Criação e Ócio, no Porto.

Miguel Cipriano
Miguel Cipriano nasceu em Ponta Delgada em 1986. Na sua biografia relata-nos que “sai de jato e desde então é assim que me movimento, tanto com o corpo como com a mente e, talvez por isso, de vez em quando meto as mãos pelos pés e vice versa”. As suas ações partem da pintura como ferramenta de representação do social, do acidental, e do seu “eu” (autorretratos). Diz que se tornou artista “porque via o pai pintar”.

Nina Medeiros
Nina Medeiros nasceu em Ponta Delgada em 1963. Em 1988 concluiu a licenciatura em Artes Plásticas/Pintura no Montserrat College of Art, Massachusetts, e em Art Education na Universidade de Massachusetts – Dartmouth regressando a São Miguel em 1991. Expõe regularmente desde 1992.
Com formação académica em Pintura, é nessa expressão artística que inicia a carreira. Evidente característica do processo evolutivo da artista é, desde cedo, uma quase rutura sequencial entre projetos desenvolvidos. Nestas destacam-se a gravura ou, mais recentemente, a fotografia e a videoarte, que assumiram protagonismo na sua produção artística. A obra de Nina Medeiros caracteriza-se, pois, pelo ecletismo, multidisciplinaridade e risco consciente demonstrados na abrangência de técnicas, materiais e abordagens.

Sara Massa
Sara Massa nasceu em São Miguel em 2002. Estudou Artes Visuais e está neste momento a fazer um gap year, que a permite explorar mais as diferentes vertentes artísticas pelas quais se interessa, entre elas o desenho, a fotografia e multimédia, e descobrir, desta forma, que percurso seguir a nível académico. Neste momento faz parte do coletivo Atelineiros e gere um mini negócio de brincos feitos à mão.
3.ª Fase

Augusto Rocha

Augusto Rocha é natural de Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, onde nasceu em 1993. É licenciado em Design e Animação Multimédia. Durante o secundário, ilustrou várias crónicas para o “Pensar (Em) Português”, do jornal Açoriano Oriental. Participou na revista “O Gorgulho” com ilustrações de cariz satírico-social. Desenvolveu uma curta-metragem que teve menção honrosa no 3in1 Film Fest. Atualmente está a concluir mestrado em Ilustração e Animação, e a realizar um projeto de curta-metragem de animação 2D sobre a ilha de São Miguel.

Frank Malachi

Frank Malachi (Francisco Malaquias) nasceu em Ponta Delgada em 1993. Aos 17 anos ingressou na Escola Artística António Arroio em Lisboa, onde concluiu os estudos em Produção Artística na especialização de Realização Plástica do Espetáculo. O Artista frequentou ainda o 3.º ano de Pintura no Ar.Co Lisboa. Mais tarde, em 2014, Frank ingressa na Central Saint Martins, University of Arts London, onde conclui a sua licenciatura em Performance Design and Practice. Em 2019 Frank inicia o Mestrado em Songwriting no Institute of Contemporary Music Performance. Atualmente o artista reside em Londres, Reino Unido, onde mantem a sua atividade artístico profissional, entre as disciplinas de Audio-Visual Art, Songwriting e Performance.

João Decq

João Decq nasceu em Almada em 1975. Licenciado em Comunicação Visual com especialidade em Ilustração, meios de impressão tradicionais, pela University of Central England, em Birmingham, Inglaterra (2002). Obteve diploma de estudos avançados pela Universidad Politécnica de Valência, Espanha (2008). Trabalhou em Caldas da Rainha, onde lecionou na Escola Superior de Artes e Design – Instituto Politécnico de Leiria desde o ano de 2003 até 2020, com a categoria de equiparado a Assistente, tendo sido o responsável pela direção da Oficina Gráfica entre os anos de 2009 e 2014. Vive entre Lisboa e São Miguel onde desenvolve a sua atividade plástica e gráfica. Expõe regularmente a sua obra, a nível nacional e internacional desde 1999. A prática regular da impressão e a atividade plástica tem acompanhado a sua atividade letiva e de investigação até ao presente.

Miguel Costa

Miguel Costa nasceu em Ponta Delgada em 1986. Com 20 anos mudou-se para Lisboa onde estudou Ciências Musicais pela FCSH e encontra-se ligado à produção musical com mais foco, nos últimos anos, em pós-produção áudio.

 

4.ª Fase

André Almeida e Sousa

André Almeida e Sousa nasceu em São Miguel, Açores, em 1974. 12.º Ano de Humanísticas, Liceu Antero de Quental, São Miguel, 1993.
Gerrit Rietveld Academie de Amesterdão, 1998.
Curso Avançado do Ar.Co, Lisboa, 2001.
Expõe regularmente desde 2001. Está representado entre outras: Coleção Ariane de Rothschild; Governo Regional dos Açores; Fundação Calouste Gulbenkian.
Coordenador pedagógico do programa de Desenho e Pintura e de Residências Artísticas da BASE, Lisboa.
Carolina Sales Teixeira
Carolina Sales Teixeira nasceu em Maputo, Moçambique e cresceu na ilha de São Miguel, Arquipélago dos Açores. Em 2016 concluiu a licenciatura em Belas Artes – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. No âmbito do Programa de Intercâmbio Internacional Erasmus, fez um ciclo de estudos de Pintura Abstrata na Academia de Belas Artes de Viena – Áustria. Em 2018 conclui o mestrado em Pintura
na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Atualmente vive e trabalha na Estíria, Áustria.
Jake Raposo
Jake Raposo nasceu em 1992 na ilha de São Miguel. Em 2014 foi estudar para Lisboa, onde se licenciou em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente vive em São Miguel, onde se encontra a trabalhar e a escrever a tese de mestrado em Escultura. Durante o mestrado trabalhou e aprofundou a Geometria na Escultura, sendo este o tema que o levou a criar as suas peças.
Mário Roberto
Mário Roberto nasceu, cresceu, vive e trabalha na ilha de São Miguel, Açores. Dedica-se ao desenho, pintura, gravura, fotografia, vídeo e à escrita literária com contos e crónicas. Já produziu textos para teatro e, de vez em quando, “faz de conta que é ator”. Também se arrisca na poesia, mas só quando está apaixonado. Diz-nos que ainda tentou ter profissão como toda a gente e foi empregado de mesa, vendedor, jornalista, mas sem grande sucesso. Agora só lhe resta mesmo o que sempre fez: “vagabundear pelas artes”.
5.ª Fase
Guga Guerreiro
Augusto Guerreiro (Guga), nascido em 1993 na ilha de São Miguel. Atualmente dedica o seu tempo ao que mais gosta de fazer, expor a sua arte em telas e paredes. O seu refúgio sempre foi a arte, e há 6 anos atrás começou a dedicar-se e a praticar mais com o intuito de dar a conhecer o seu trabalho. Criou uma página no Instagram só para esse fim @gugartisland, com o objetivo de alcançar mais pessoas dentro e fora da ilha.
Luísa Borges
Luísa Borges, nascida a 4 de abril de 1972, na então chamada 10.ª Ilha (Nordeste, São Miguel), 4.ª filha de Maria da Conceição e Manuel Luciano.
Estudou Enfermagem, exercendo a profissão desde 1993, sobretudo na área do cuidado ao adulto e idoso.
A fotografia surge como uma via de observação/ reflexão/ consciência acerca do ‘eu’, natureza e processo de vida/ morte.
Não se considera fotógrafa mas utiliza a imagem como meio de comunicação com o outro. Neste âmbito realizou exposições individuais desde 2001, nomeadamente “Reflexo”, “Metamorfose”, “Sopro” e “4estações/4 paredes/1/4”. Desta última exposição resultou uma publicação com o mesmo nome na qual às fotografias juntou textos de sua autoria.
Realizou também uma exposição em parceria com Paula Portugal , “Só quietude”, uma exposição/ instalação em parceria com Mário Roberto, intitulada “A hora da loba”/ “Floresta petrificada” e a videoarte “(Im)permanência”, em parceria com Mário Roberto e Renata Correia Botelho.
Mariana Pacheco de Medeiros
Mariana Pacheco de Medeiros nasceu em Ponta Delgada em 1994. Em 2012 mudou-se para Lisboa para estudar teatro, ramo atores, na Escola Superior de Teatro e Cinema. Mais tarde, em 2018 foi para a Eslovénia ao abrigo do programa de Voluntariado Europeu onde desenvolveu competências de educação não formal, durante um ano. De seguida, em 2019 regressou a Ponta Delgada onde atualmente reside e desenvolve projetos na área educativa, social e artística.
Maria José Cavaco

Maria José Cavaco (Ponta Delgada, 1967). Licenciatura em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1990). Doutoramento, com tese teórico-artística, em Arquitetura pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2017). Bolsa de Criação Artística, do Governo Regional dos Açores, no domínio das Artes Plásticas (2012). Prémio Regional de Pintura António Dacosta (2016). Investigadora do DINÂMIA’CET-IUL desde 2018. O seu trabalho cruza a pintura com diversos meios de expressão, incidindo em estratégias e dispositivos de operacionalização no espaço, de um conjunto de conceitos associados à dimensão crítica da autorreflexividade na ficção artística. Desde 1991 realizou 20 exposições individuais, das quais as mais recentes foram, em 2018, Pinturas Recentes, na Galeria Fonseca Macedo, Ponta Delgada, em 2019, Desenhos de Lisboa e Uma Fuga, no Convento de São Francisco, Lagoa, e em 2021, Lugares de Fratura, exposição Antológica no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande, Açores, e participou em diversas exposições coletivas, sobretudo em Portugal e Espanha. Está representada em coleções públicas e privadas, destacando-se as coleções: Figueiredo Ribeiro, Abrantes; Fundação PLMJ, Lisboa; Fundação Carmona e Costa, Lisboa; Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande, Açores; Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa; Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, Açores; Centro Cultural da Caloura, Açores; Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Ponta Delgada; Câmara Municipal de Lagoa; Presidência do Governo Regional dos Açores; e Universidade dos Açores. É consultora para as Artes Visuais da Câmara Municipal de Ponta Delgada e integra o Conselho Regional de Cultura, Açores, desde 2018.

Voltar à Programação