Oficina de vídeo com Gonçalo Tocha

Vídeo como Arte Pessoal

2 de março

VIDEO COMO ARTE PESSOAL

OFICINA TEÓRICA-PRÁTICA DE VÍDEO COMO EXPRESSÃO PESSOAL E ARTÍSTICA

Gonçalo Tocha

2 de março

INSCRIÇÕES FECHADAS

Através da visualização, audição, análise e discussão de excertos de filmes, performances e vídeos musicais pretende-se trabalhar a técnica vídeo como a expressão artística mais dinâmica e completa do século XXI, técnica que se democratizou com a introdução de câmaras de vídeo nos telemóveis e que se ampliou com a introdução no
mercado de vários modelos de câmaras cada vez mais compactas e transportáveis.

O vídeo, como sucedâneo da técnica cinematográfica, para além da imagem, utiliza todas as linguagens das outras técnicas, como a música, o som, o movimento e a escrita. Nesta oficina, os participantes farão exercícios curtos de filmagem utilizando várias ferramentas, como câmaras de vídeo, câmara fotográficas, filtros, lentes e telemóveis.

Através destes exercícios, pretende-se que os participantes percebam as várias técnicas que diferentes dispositivos permitem e que os possam potencializar para um registo artístico e experimental do quotidiano pessoal. Pretende-se, ainda, saber enquadrar uma imagem, filmar e prolongar um plano, filmar com filtros de cor e lentes diversas, poder fazer uma montagem de imagens, com um objetivo específico, diretamente no dispositivo de filmagem, trabalhar um tema ou uma ideia, e trabalhar a ideia de tempo e espaço na imagem.

Nesta oficina, os participantes farão uma exploração de temas do real circundante e do quotidiano pessoal, trabalhando o improviso perante o acontecimento não controlável, a espontaneidade perante o imprevisível, o experimentalismo perante o desejo e o prazer e a afetividade perante o humano. A abordagem técnica serve este propósito mágico de tornar um objeto cinematográfico um acontecimento maior ou tão intenso quanto o real filmado.

Voltar à Programação