Open Call
Fuso Insular

20 mai. - 20 jun. 2022

Laboratório Imagem em Movimento

Programa de residência criativa dirigido à comunidade açoriana interessada nas artes
cinematográficas.

Open Call a decorrer de 20 mai – 20 jun 2022

O Laboratório visa fomentar a criatividade e o desenvolvimento do pensamento crítico em relação aos novos media. Pretende-se um exercício de reflexão sobre a imagem em movimento como expressão artística transversal a todas as práticas, cruzando linguagens do filme experimental, da performance, da fotografia e do cinema.
Em sua terceira edição, o Laboratório Imagem em Movimento terá a duração de três meses e acontecerá na ilha de São Miguel. Selecionados por intermédio de uma chamada aberta, os participantes (max. 10) irão receber formação teórica e prática, sob a orientação dos artistas convidados, Yuri Firmeza e André Laranjinha.

A participação é gratuita e irá consistir no desenvolvimento de projetos em vídeo. Num primeiro momento, Yuri Firmeza irá explorar a história da imagem em movimento a partir de obras históricas e do seu próprio conjunto de filmes, conceptualizando a disciplina para lá dos seus possíveis suportes e cronologias. Serão três encontros, quando pretende-se dar fundamentação aos participantes para planearem seus projetos.
Em seguida, e sob a tutoria de André Laranjinha, os participantes passam ao desenvolvimento dos vídeos. Serão realizados encontros semanais durante os meses de julho, agosto e setembro, para acompanhamento dos trabalhos.
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas associa-se a esta iniciativa ao acolher o Laboratório, oferecendo apoio técnico e logístico aos participantes. Os trabalhos criados durante o Laboratório serão apresentados na Mostra de Videoarte do FUSO INSULAR no final de outubro, na Blackbox do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

Biografias
Yuri Firmeza é um artista brasileiro. Vive e trabalha em Lisboa. Explorando o limite entre ficção, real e possível, seus vídeos questionam as relações de poder no circuito da arte e na sociedade. Formado em artes visuais e mestre em poéticas visuais pela Universidade de São Paulo, Brasil, é doutorando em Arte Multimédia pela Universidade de Lisboa. Participou da 31ª Bienal de São Paulo e da 11ª Bienal do Mercosul.

André Laranjinha nasceu em Lisboa, em 1977. Vive e trabalha na ilha de São Miguel, Açores. É formado em Belas-Artes pela Universidade de Lisboa e desenvolve trabalho em cinema, artes plásticas, artes gráficas e ilustração. O filme “Vinho”, de André Laranjinha, recebeu o prémio de Melhor Documentário no MOST – Festival Internacional de Cinema del Vi i el Cava, na Catalunha em 2021.

O Fuso Insular é um Projeto da Duplacena e Horta Seca Associação Cultural. Financiado pelo Governo dos Açores, República Portuguesa/DgArtes, Câmara Municipal de Ponta Delgada e Câmara Municipal da Ribeira Grande, com Coprodução do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e Apoio do Museu Carlos Machado.

Voltar à Programação