EXPOSIÇÃO
Graça Costa Cabral
Obras | 1982 – 2015

26 jan a 29 abr

GRAÇA COSTA CABRAL – OBRAS | 1982 – 2015

EXPOSIÇÃO

26 de janeiro a 29 de abril

Aexposição individual “Graça Costa Cabral – Obras | 1982-2015”, com curadoria de Manuel Costa Cabral, apresenta mais de 100 obras representativas da produção da artista no período entre 1982 e 2015, entre pintura e escultura.

Graça Costa Cabral (1939-2016), natural de São Miguel, estudou na Escola de Belas-Artes, em Lisboa, e foi co-fundadora do Ar.Co, projeto a que se dedicou como professora e membro da Direção. Nunca abandonou o seu trabalho de escultora, tendo participado com regularidade em exposições individuais e coletivas.

A exposição estará patente no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas até 8 de abril, e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h.

NOTA BIOGRÁFICA

Graça Costa Cabral

Graça Costa Cabral (1939-2016) nasceu na ilha de São Miguel, Açores e muito nova veio para Lisboa. Estudou na Escola António Arroio e na Escola de Belas-Artes dando curso a uma actividade continuada de escultora. Foi cofundadora do Ar.Co com Manuel Costa Cabral, projecto a que dedicou toda a sua vida como professora e como membro da Direcção. Ao longo destes anos nunca abandonou o seu trabalho de escultora tendo executado um número significativo de encomendas e participado com regularidade em exposições individuais e colectivas.

Graça Costa Cabral soube aliar de forma exemplar a sua actividade de professora com a de escultora trabalhando nas oficinas do Ar.Co ao lado dos alunos e explorando as novas tecnologias e materiais que foram sendo incluídos nos programas de aprendizagem.

 Nos últimos três anos da sua vida programou a exposição apresentada em Lisboa na SNBA em Abril de 2016 reunindo peças e desenhos inéditos a par da selecção de alguns conjuntos escultóricos já mostrados anteriormente.

Dando seguimento à vontade expressa pela Graça, é com todo o gosto que se apresenta agora na sua terra natal esta exposição.

Manuel Costa Cabral

Manuel Costa Cabral

Curador

Nasceu em Lisboa em 1941 e formou-se em pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, 1963. Em 1973 foi co-fundador do Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual. Em 1993 recebe o título de Honorary Fellow do Royal College of Art, Londres. Foi Director do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian de 1994 a 2011.

Enquanto consultor da Fundação Carmona e Costa a partir de 2011 foi curador de várias exposições nomeadamente na Sociedade de Belas Artes em Lisboa a exposição “Graça Costa Cabral – Escultura e Desenho 2016” e “Maria José Oliveira – 40 Anos de Trabalho” em 2017, e também organiza anualmente as “Conferências Carmona e Costa” desde 2015.

 

Descarregar Presskit

Voltar à Programação