Noite dos Museus

Concerto

18 mai 2020 // 20h30

CONCERTO

Noite dos Museus

18 mai 2020

20h30

LIVE CONCERT // instagram: @arquipelago_centrodeartes

Artistas:

Cristóvam, King John, Romeu Bairos e Sara Cruz

————-

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas assinala a 18 de maio a Noite dos Museus, inserida no Dia Internacional dos Museus, com concertos de Cristóvam, King John, Romeu Bairos e Sara Cruz. Os concertos serão transmitidos no Instagram do Arquipélago (@arquipelago_centrodeartes), a partir das 20h30, sendo que cada artista tocará durante aproximadamente 30 minutos.

Uma das particularidades do Dia Internacional dos Museus tem a ver com a Igualdade, Diversidade e Inclusão, conceitos que têm sido bastante debatidos nos tempos que correm e que vão de encontro à missão e aos objetivos do Arquipélago enquanto espaço de criação, partilha, promoção da arte e dos artistas e formador de públicos.

Um dos principais objetivos do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas para a comemoração da data neste ano em particular, para além do apoio aos artistas açorianos, é incentivar à comemoração das datas especiais, fazendo uma pequena antevisão da abertura de portas deste Centro, prevista para breve.

————-

Notas biográficas:

CRISTÓVAM

Cristóvam e um cantor e compositor natural da Ilha Terceira, nos Acores. Iniciou-se na guitarra aos 11 anos e, pouco tempo depois, começou a escrever as suas primeiras cancões.

Em 2012 lançou o disco “The Closing Doors”, integrando a banda October Flight, com a qual pisou diversos palcos nacionais e internacionais.

Movendo-se num universo musical indie-folk, com influências que vão de Mark Knopfler ou Bob Dylan a Ryan Adams ou Gregory Alan Isakov, Cristóvam começou a gravar o seu disco de estreia a solo em 2015 em Lisboa. Ainda no início deste processo, cruza-se acidentalmente com Pedro Varela nos estúdios Namouche. O realizador que se encontrava a recolher imagens para a serie Os Filhos do Rock ouve então acidentalmente a sua música e a partir desse primeiro contacto que nasce uma relação de amizade e trabalho que foi dando frutos ate aos dias de hoje.

Edita em 2018 o disco ‘Hopes and Dreams’, no qual se afirmou em absoluto como um verdadeiro escritor de cancões. As suas letras, sinceras e profundas, denotam uma maturidade incomum, ilustrando de forma solida as composições musicais.

O single de apresentação retirado de ‘Hopes and Dreams’ foi ‘Faith and Wine’, tendo-se-lhe seguido ‘Red Lights’ e ‘Walk in The Rain’. Este último integrou a banda sonora do filme ‘A Cancão de Lisboa’ a convite de Pedro Varela, tendo sido também nomeado para os International Portuguese Music Awards (IPMA) na categoria de Pop Performance do ano.

Nas colaborações que manteve com o realizador destacam-se composições para filmes publicitários de grandes marcas nacionais e internacionais.

Nos últimos 2 anos, Cristóvam fez espetáculos em Portugal, Franca, Holanda, Alemanha, Polónia e Bélgica e acompanhou na estrada artistas como Stu Larsen, Tim Hart (Boy & Bear) e Scott Matthews.

Uma nota muito especial para salientar que em 2018 Cristóvam tornou-se no primeiro artista nacional a atingir o primeiro lugar no prestigiado International Songwriting Contest. A cancão

“Faith & Wine” foi escolhida entre outras 16.000 a concurso como vencedora da categoria de artistas independentes (Unsigned Only) com um painel de jurados composto por artistas como Tom Waits, Grant Lee Phillips, Keane, entre muitos outros.

Cristóvam que se encontra neste momento duplamente nomeado nos International Portuguese Music Awards com a cancão “Burning Memories”, arrecadou já este ano uma menção honrosa International Songwriting Competition, desta vez com o tema “Lifeline”.

Recentemente, Cristóvam escreveu, compôs e gravou a cancão “Andrà Tutto Bene”, que ficou conhecida agregada a um poderoso filme do realizador Pedro Varela. A cancão e o filme viralizaram à escala global, somando airplay em mais de 300 rádios internacionais e milhões de plays no Youtube / Facebook e Instagram.

Considerada já por muitos como um hino dos nossos tempos, “Andrà Tutto Bene” figura em playlists editoriais de Spotify e Apple Music em Portugal, Espanha, Bélgica, Brasil, Hungria, República Checa, Grécia, Israel e Eslováquia.

Por tudo isto, Cristóvam apresenta-se assim no panorama musical português como um dos mais bem guardados segredos que e urgente descobrir.

 

KING JOHN

King John é o alter (sem o ego) de António Alves, um auto- intitulado “island naive” nascido e criado na ilha de São Miguel, Açores.

Depois de ter passado a adolescência e os “jovens” 20’s em diferentes procuras, em 2015 a música tornou-se a escapatória final para a mente e para o corpo.

Fortemente influenciado por um método “DIY” (do it yourself), KJ, multi-instrumentista e produtor, tem navegado lenta mas seguramente, através dos mares revoltos da cena musical, com uma mudança para Lisboa pelo meio.

Depois de cinco anos, 2020 marca o lançamento da primeira longa duração. “All the Good Men That Did Ever Exist” foi editado a 13 de março e traz consigo 9 originais inéditos.

 

ROMEU BAIROS

Natural da freguesia de Furnas, São Miguel, começou a aprender música desde muito cedo no Conservatório de Ponta Delgada, cidade onde começou a tocar na rua e mais tarde em bares.

Mudou-se para Lisboa em 2014 onde tocou nas ruas da baixa e no circuito de bares. Em 2019, lança o seu primeiro EP “Cavalo Dado”.

 

SARA CRUZ

Sara Cruz é uma cantora e compositora açoriana que nasceu e cresceu no meio do Oceano Atlântico. Aos 8 anos de idade, agarrou na guitarra e fez dela a sua companheira, mas, ainda antes disso, já tinha começado a tocar bateria com a naturalidade de quem nasceu para fazer música.

Tocou ao vivo pela primeira vez quando tinha 13 anos e, pouco tempo depois, decidiu começar a levar a música a sério. Iniciou a sua carreira musical sem apoios de editoras e produtoras, trabalhando com dedicação para poder partilhar a sua música como artista independente. Em 2015, Sara Cruz lançou as suas primeiras canções e em 2018 gravou o EP “Above Our Heads”. O ano 2020 traz o single “Heavy Heart”, uma canção sobre força e tristeza.

Sara Cruz atuou em alguns dos mais conceituados palcos dos Açores, desde teatros a festivais de Verão, tendo passado também por Lisboa, Porto, Leiria, entre outros, e até Londres. Abriu concertos para nomes como Simone de Oliveira, Xutos & Pontapés, Diogo Piçarra e Amor Electro. No ano de 2019 foi Novo Talento Fnac e também considerada o “maior jovem talento de Portugal”, como vencedora do concurso New Talent NiT.

Voltar à Programação