Oficina de
movimento
NA AUSÊNCIA DO
MEU CORPO –
PARTILHA DE UM
PROCESSO

13 jun | 19h00 às 20h30

OFICINA DE MOVIMENTO

NA AUSÊNCIA DO MEU CORPO – PARTILHA DE UM PROCESSO

13 jun 2018

19h00 às 20h30

 

Público-alvo | maiores de 14 anos

Ingresso | 3 euros

Inscrições | [email protected] ou 296 470 13

*Mínimo de 6 inscritos

/

SINOPSE

A oficina Na Ausência do Meu Corpo – Partilha de um Processo tem como ponto de partida o espetáculo homónimo da coreógrafa e bailarina Marina Nabais.

Esta oficina pretende fazer uma reflexão em movimento sobre o conceito de “retorno a casa”. A casa aqui é o corpo, em permanente transformação.

A oficina tem como objetivos despertar o interesse dos participantes pela Dança Contemporânea, levá-los a encontrar possíveis e diferentes leituras do espetáculo através do movimento, bem como promover uma investigação em torno da ideia de corpo como “regresso a casa”.

Pretende-se ao mesmo tempo, desvendar as paisagens de São Miguel, sob o ponto de vista plástico e corporal, paisagens essas onde a coreógrafa encontrou a base de construção coreográfica deste projeto.

A oficina irá partir de um aquecimento inicial do corpo, com base sensorial e de técnicas somáticas. De seguida, será feita uma viagem pelo processo da peça, explorando a relação do corpo/natureza/casa, através do guião da mesma.

/

NOTA BIOGRÁFICA

Marina Nabais nasceu em Luanda, viveu no Rio de Janeiro e em Amesterdão. Reside atualmente em Lisboa, onde desenvolve o seu trabalho artístico e pedagógico.

Mestre em Artes Performativas – Teatro do Movimento, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (2011/2013). Fez o Bacharelato na Escola Superior de Dança de Lisboa, no ramo de espetáculo (1992/1995) e um pós-graduação na School For New Dance Development em Amesterdão (1995/97). Tem o Curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança de Lisboa (2006).

Em 2003 criou a menina dos meus olhos, associação cultural, e fez vários projetos de dança/teatro pela associação em cocriação com vários artistas até 2013.

Desde 2008, começou o seu percurso como coreógrafa com as seguintes peças: AVESSO (2008), POR UM RIO (2011), NOTOCORDA (2012), O PESO DE UMA SEMENTE (2013), SEDIELA, DANÇÁRIO, MIOCÁRDIO (2014), De Seda (2015), CORPO-MAPA-LIVRO (2016), Na Ausência do Meu Corpo (2017).

Em Dezembro de 2013, nasce Marina Nabais Dança, associação cultural, onde começa a desenvolver o seu projeto artístico em nome próprio, com vários colaboradores de outras áreas artísticas e parcerias com diversas instituições.

Como intérprete tem trabalhado nas áreas de dança, teatro e vídeo: Francisco Pedro, Grupo de Dança de Almada, António Tavares, Nigel Charnock, Peter Michael-Dietz, Sofia Neuparth, Paula Varanda, Ana Borges, Eléonore Didier, Teatro “O Bando”, Luís Castro, Lúcia Sigalho, Rogério Nuno Costa, Gonçalo C. Luz, Jeanne Waltz, Nuno Tudela, Aldara Bizarro e Stephan Jurgens.

Desenvolve paralelamente um trabalho pedagógico, de formação para profissionais e não profissionais na área da dança, abrangendo diferentes faixas etárias e públicos diversificados.

Colaborações: Companhia de Dança de Almada; AMDA (Mértola), Lugar Presente (Viseu), Teatro Universitário do Minho (Braga), Fórum Dança (Lisboa), O Teatrão (Coimbra), Teatro Maria Matos (Lisboa),  Museu do Douro (Peso da Régua), Teatro Viriato (Viseu), ArtemRede (vários locais), Conservatório Nacional de Lisboa.

Voltar à Programação