Quarteto Quadrivium

Concerto

28 jul 2019 // 17h00

Concerto | Quarteto Quadrivium

28 jul 2019

17h00

Blackbox

Ana Oliveira – violino

Eliana Magalhães – violino

Amadeu de Resendes – viola d’arco

Ana Vilela – violoncelo

O Quarteto Quadrivium, agrupamento tutelado pela Quadrivium – Associação Artística, apresenta-se em concerto no próximo dia 28 de Julho, pelas 17h00, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, com obras de E. Carrapatoso, L. Freitas Branco e L. van Betthoven.

Num programa construído de constastes, o Quarteto Quadrivium traz a palco três obras de diferentes estéticas e épocas. “Sete Velhos Corais Portugueses”, de Eurico Carrapatoso, propõe uma viagem no tempo ao Portugal rural do século passado com uma abordagem estética refrescante. Por outro lado, Luiz de Freitas Branco, no seu “Quarteto de Cordas”, faz notar a influência da música francesa de Claude Debussy e Cesar Franck, naquela que se tornou uma obra de referência da música portuguesa erudita. Por fim, o Quarteto Quadrivium apresentará o Quarteto de Cordas Op. 18, nº1, em Fá maior de Ludwig van Beethoven, escrito no início do séc. XIX. Esta obra, para além de já ter sido abordada inúmeras vezes por diversos agrupamentos, marca o início de um incomparável legado de obras escritas por Beethoven para esta formação.

O concerto do Quarteto Quadrivium terá lugar no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, no próximo dia 28 de Julho, pelas 17:00. Este evento é uma produção da Quadrivium – Associação Artística e conta com o apoio institucional da República Portuguesa – Cultura/Direcção-Geral das Artes.

 

Nota biográfica

O Quarteto Quadrivium, agrupamento tutelado pela Quadrivium – Associação Artística, estreou-se em 2017 como grupo de câmara residente da associação que o acolhe. Constituído por membros músicos da associação, o Quarteto Quadrivium prevê também promover a integração de músicos mais jovens, numa perspectiva formativa e colaborativa.

À semelhança de outros agrupamentos da Quadrivium, na sua génese está o intuito de promover a execução da música de câmara, contribuindo para a sua divulgação. Procura-se delinear o seu repertório pela escolha de obras contrastantes de várias épocas, estéticas e estilos, incluindo também, mas não exclusivamente, repertório português escrito para esta formação.

Com estreia em setembro de 2017, no âmbito do festival The Music World II promovido pela Vox Cordis – Associação Musical, o Quarteto Quadrivium levou ao palco obras de Wolfgang Amadeus Mozart, Antonín Dvorak e Eurico Carrapatoso. Na temporada 2018/2019 apresenta obras de Joseph Haydn, Luís Freitas Branco, Anton Webern, Ludwig van Beethoven e, novamente, Eurico Carrapatoso. Para o biénio 2020/2021, apresentará obras de Felix Mendelssohn e Samuel Barber, bem como de compositores anteriormente abordados.

Voltar à Programação