Residência Artística
FRANCISCO JANES e LAETITIA MORAIS

Geometria Sónica

3 a 17 jul

GEOMETRIA SÓNICA

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

FRANCISCO JANES E LAETITIA MORAIS

3 a 17 jul 2018

“Geometria Sónica”, que nasce de uma parceria artística e cultural com a RTP, é, marcadamente, desenhado pela Residência Artística sustentada por uma Investigação através de um Património Audiovisual Único, que nos leva a uma Produção Artística Expositiva e Performativa. Assim, os artistas do “Geometria Sónica” vão trabalhar a partir de um dos Grandes Arquivos Sonoros e Visuais do século XX de Portugal, o Arquivo Audiovisual da RTP.

Os trabalhos desenvolvidos pelos artistas Francisco Janes e Laetitia Morais, durante o período de Residência no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, integrarão o 1º ciclo expositivo do “Geometria Sónica”, que estará patente de 11 de agosto a 21 de outubro de 2018 neste Centro de Artes.

/

NOTAS BIOGRÁFICAS

Francisco Janes (PT, 1981) é um realizador e artista Português cujo trabalho cresce em torno do som, dedicado a um conhecimento da experiência. Cresceu e trabalhou em Lisboa, estudou filologia na FLUL e fotografia no Ar.co entre 2003 e 2007. Foi Bolseiro Ernesto de Sousa em Nova Iorque em 2008 e em 2012 obteve em Los Angeles o MFA em filme na CalArts, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Nos últimos cinco anos trabalha a partir de Vilnius, onde tem família.

Laetitia Morais (FR, 1984) Artista plástica, formada pela FBAUP em 2006 e actual doutoranda na ZHDK e Kunstuniversität Linz. Procura reencenar no seu trabalho situações iminentes, práticas inoperantes ou gestos imprecisos, adequando-os a diferentes registos, nomeadamente vídeo, desenho e instalação.

Apresentou trabalhos em galerias e eventos dos quais se destacam Galeria Faticart, Roma; General Public, Berlim; Rewire, Haia; Peacock Art Centre, Aberdeen; Elbphilharmonie, Hamburgo; ; Kvitvechir, Kiev; Störung, Barcelona; Casa das Mudas, Madeira; ZDB, Lisboa; Cynetart, Dresden; EME, Palmela; Mózg, Bydgoszcz; Mota Museum, Ljubljana; EIF, Nova Iorque; CIAJG, Guimarães; Galeria Municipal do Porto, Porto e Universidade de Nova Iorque New York, Abu Dhabi.

A fundação Calouste Gulbenkian e a Flad atribuíram ao projecto “Missing for ten years” a bolsa Ernesto de Sousa 2011.

O seu mais recente vídeo Villa Soledade obteve a atribuição de prémio melhor vídeo musical, pelo Festival Internacional Curtas Vila do Conde.

Voltar à Programação