PASSOS EM VOLTA
Companhia João Garcia Miguel

TEATRO

8 jun 21h30

TEATRO

PASSOS EM VOLTA

Companhia João Garcia Miguel

8 jun 2019

21h30

Blackbox

Lotação limitada

Classificação: maiores de 16 anos

/

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas acolhe no dia 8 de junho, às 21h30 na Blackbox, a antestreia de “Passos em Volta”, peça de teatro da Companhia João Garcia Miguel, com textos de Herberto Hélder, adaptação, direção e espaço cénico de João Garcia Miguel, interpretação de João Lagarto, Duarte Melo, David Pereira Bastos, Lara Guidetti e Produção de Companhia João Garcia Miguel. 

SINOPSE

Os textos de Herberto Hélder são um pretexto para a perceção de um eu que tem um corpo, que sente, que procura Deus, o amor, que busca transcender -se. E espreitar-se. É um caso especial de biografia que desafia a perspetiva moral com que nos vemos, com que revestimos natural e repetidamente as nossas cicatrizes, como se os hábitos de vida, de linguagem, de gestos nos defendessem de nós mesmos. As palavras funcionam aqui como passos em volta, como olhares que nos fazem tremer, como raios incisivos que assustam e atraem. Há tantas frases, tantas palavras, que afrontá-los é uma viagem antiga, uma dança de cadeiras e mesas de pernas partidas. Transcrevo uma citação de um desses contos, pela teatralidade que encerra, exemplo das inúmeras entradas e saídas de cena.

Os comboios que vão para Antuérpia fala de uma árvore esquisita, do amor e da sua capacidade de nos abrir o coração aos homens e desse
sentimento de desespero difuso de alguém que luta num corpo fechado por se libertar em direção à luz. Fala desse olhar de dentro para fora e do seu reflexo de novo a caminhar para dentro. Ou talvez seja do seu inverso, o olhar para dentro a caminhar desesperado para fora, na procura de um ramo para pousar tal pássaro inquieto e esquisito também. Esses corpos em forma de comboio que estão em luta com o deus que existe dentro deles, do seu corpo em linhas paralelas e da vida que vive no brilho do metal que atrai o olho e o faz sufocar e escrever.

COMPANHIA JOÃO GARCIA MIGUEL (CIA-JGM) de Lisboa, Portugal, cria teatro em torno da interação societal resultante da liberdade individual, e procura examinar como essa noção molda o mundo em que vivemos. A procura por uma linguagem poética experimental é uma das características mais importantes do trabalho de Garcia Miguel.

Através da ruptura e inovação, vivendo num ambiente global aberto a influências e usando tecnologias interativas, o seu teatro é descrito como uma das mais talentosas e inteligentes desconstruções de um texto de teatro clássico encenado recentemente. Depois de anos a explorar a complexidade de máquinas cénicas, Garcia Miguel começou uma nova área de pesquisa dramatúrgica e cenográfica com base na criação de uma tecnologia que amplia o “Corpo fenomenal do ator” no palco. As suas produções, produções procuram lançar uma luz sobre o caminho no qual um exercício diário de liberdades individuais torna-se cada vez mais concomitante às liberdades partilhadas nossas sociedades.

/

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

TEXTOS | Herberto Hélder

ADAPTAÇÃO, DIREÇÃO E ESPAÇO CÉNICO | João Garcia Miguel

INTERPRETAÇÃO | João Lagarto, David Pereira Bastos, Duarte Melo, Lara Guidetti

ASSISTÊNCIA À ENCENAÇÃO | Rita Costa

FIGURINOS | Rute Osório de Castro

DIRECÇÃO TÉCNICA | Roger Madureira

DIREÇÃO DE PRODUÇÃO | Georgina Pires

IMAGEM & COMUNICAÇÃO | Joana Júdice

ASSESSORIA DE IMPRENSA | Alcina Monteiro

APOIO TÉCNICO | AUDEX

 

Voltar à Programação