RESIDÊNCIA
ARTÍSTICA
SOBRE LEMBRAR
E ESQUECER

Com Paula Diogo, Estelle Franco, Mariana Ricardo,
Masako Hattori e Sónia Baptista

5 a 13 de fevereiro

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

SOBRE LEMBRAR E ESQUECER

De Paula Diogo, Estelle Franco, Mariana Ricardo, Masako Hattori e Sónia Baptista


Um caderno de memórias escrito a muitas mãos, memórias que a determinada altura já não sabemos de quem são. Paula Diogo convida Estelle Franco, Masako Hattori, Mariana Ricardo e Sónia Baptista para um espectáculo sobre as tarefas que inventamos para organizar as nossas lembranças e para as obrigarmos a moverem-se para uma zona de luz. Um território de partilha onde reflectimos sobre aquilo que nos move, sobre o mundo que nos rodeia, sobre os encontros que nos devolvem a nós próprias mais fortes. E sobre aquilo que esquecemos. Este é o primeiro capítulo de  uma trilogia inspirada pelo livro Les formes de l’oubli do antropólogo Marc Augé e que contará com a participação de outros artistas. Três espectáculos sobre o que escolhemos recordar ou esquecer, ou o que somos capazes de recordar e esquecer.

 

FICHA ARTÍSTICA

Direção de Projeto: Paula Diogo

Criação: Estelle Franco, Mariana Ricardo, Masako Hattori, Paula Diogo e Sónia Baptista

Interpretação: Estelle Franco, Masako Hattori, Paula Diogo e Sónia Baptista

Interlocutor Convidado: Alex Cassal

Desenho de luz: Daniel Worm d’Assumpção

Espaço Cénico: Bárbara F. Fernandes  e Frame Colectivo

Produção Executiva: Daniela Ribeiro

Co-produção: Má – Criação e Teatro Maria Matos

Apoio à Criação:  Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (Açores); Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural das Gaivotas | Boavista; Centro de Criação de Candoso (Guimarães); O Espaço do Tempo (Montemor – o – Novo)

Com o apoio financeiro do Governo de Portugal / Direcção Geral das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian.

NOTAS BIOGRÁFICAS

PAULA DIOGO

Nasceu em Lisboa em 1977. Bacharelato pela ESTC em Lisboa. Frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas – variante Português e Espanhol da FLUCL. Foi co-fundadora do Teatro Praga (1995-08), da TRUTA (2003-10) e da produtora O Pato Profissional Lda (2003-10), onde trabalhou como criadora e coordenadora de produção, cruzando várias competências. Em 2004 foi distinguida pelo CPAI com o Prémio Teatro na Década -Melhor atriz pelo espetáculo Private Lives, do Teatro Praga. Em 2006 foi bolseira do CNC com os Gob Squad (UK/DE) em Berlim. Em 2007 frequentou o Curso de Encenação do Programa CCA da Fundação Calouste Gulbenkian com os ingleses Third Angel. Em 2009 começou a desenvolver a Má – Criação dedicada a projetos colaborativos de performance e teatro. Em 2010 foi encenadora residente no NTN em Nápoles, Itália, dirigido por Antonio Latella. Aqui criou os espetáculos Rosa Lux e Madame. Colabora com criadores e companhias em Portugal, França, Itália e Brasil.

ESTELLE FRANCO

Nasceu em 1975 em Paris, França. Vive e trabalha em Bruxelas desde 1998. Na Bélgica, colabora com artistas e encenadores como Dominique Roodthooft, Agnès Limbos, Selma Alaoui, Les Karyatides, Sofia Betz, Felicie Artaud, Maya Bösch, Mathias Simons, entre outros. Em Itália, encontra Antonio Latella com quem faz Périclès, (H)-L-Dopa e Ti regalo la mia morte, Veronika. Em Portugal, colaborou com Martim Pedroso em Purgatório, com Paula Diogo em Learning to swim, e Alfredo Martins em Urbania e OZZZZZ. Criou, em 2015, em colaboração com Marie Bos e Francesco Italiano, o colectivo belga Le Colonel Astral, com o qual apresentaram Nasha Moskva, que ainda se encontra em digressão.

MARIANA RICARDO

Nasceu em 1980 em Lisboa, onde vive e trabalha. Divide a sua atividade entre a música independente e o cinema.
Iniciou a atividade musical em 1994 participando em diversos projectos musicais, com destaque para Pinhead Society e München.
Compôs e interpretou as bandas sonoras dos filmes “Xavier” (2002) e “Quatro Copas” (2007) de Manuel Mozos e de “A Cara que Mereces” de Miguel Gomes (2004). Em 2008 assinou a pesquisa e direção Musical do filme “Aquele Querido Mês de Agosto” de Miguel Gomes. Como integrante do coletivo musical München assinou, entre outras, a banda sonora dos filmes “Je flotterai sans envie” (2009) de Frank Beauvais e “A Espada e a Rosa” (2010) de João Nicolau. Trabalha como argumentista desde 2005, co-assinando os argumentos dos filmes “Aquele Querido Mês de Agosto” (2008, Miguel Gomes), “A Espada e a Rosa” (2010, João Nicolau) , “Tabu” (2012, Miguel Gomes), “As Mil e Uma Noites” (2015, Miguel Gomes) e John From (2015, João Nicolau). Atualmente integra as bandas They’re Heading West, The Secret Museum of Mankind, Silence is a Boy e Minta and the Brook Trout.

MASAKO HATTORI

Nasceu no Japão em 1972. Estudou na Faculdade de Belas-Artes de Kyoto e na Ecole d’art d’Aix -en-Provence em França. Vive atualmente em Espanha e desenvolve o seu trabalho como videasta entre o Japão, a França, Portugal, Espanha e Alemanha. Colabora frequentemente com diferentes artistas e instituições nas áreas da performance, do teatro e da dança, como Christian UBL, Groupe Bernard Menaut, La macana, D.Loira, Compañia Elephante Elegante, Javier Martin, Má – Criação e Teatro Meia Volta. Em 2017 criou a companhia KOKOHARUKA com o iluminador Octavio Mas, direcionada para a criação de projectos de teatro e performance.

SÓNIA BAPTISTA

Nascida em Lisboa em 1973, é mestra em Coreografia e Performance pela Universidade de Roehampton em Londres. Explora e experimenta com as linguagens da Performance, Dança, Música, Literatura, Teatro e Vídeo. Colaborou com vários artistas e companhias, entre eles, Laurent Goldring, Patrícia Portela, Aldara Bizarro, Vera Mantero, Thomas Lehmann, Arco Renz, Teatro Cã̃o Solteiro, AADK. Criou espetáculos como Haikus (2001, Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação em Dança), Subwoofer (2006), Vice-Royale.Vain-Royale.Vile-Royale (2009), Tempus Fugit (2012), Morceau de Bravure (2015), A falha de onde a luz (2015) e Assentar sobre a Subida das Águas (2016). O seu trabalho tem sido apresentado em vários Festivais e Teatros em Portugal, França, Dinamarca, Alemanha, Suíça, Bélgica, Croácia, Áustria, Espanha, Itália, Reino Unido, Rússia, Tunísia e Brasil.

Voltar à Programação