Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara.
João Amado

Exposição

23 out 2021 - 23 jan 2022

Exposição

Se podes olhar, vê. Se podes ver repara.

João Amado

23 out 2021 – 23 jan 2022

 

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara do artista João Amado, inaugura a 23 de outubro, pelas 16h no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

A mostra reúne um vasto conjunto de colagens que poderiam ser divididas em duas séries, uma sobre madeira e uma outra sobre papel. João Mourão escreve: “São composições que, num primeiro olhar, nos parecem surrealistas e, nesse sentido, temporalmente desfasadas. Mas se realmente as observarmos, são verdadeiras construções de um pensamento do agora, produções que partem da ecologia, da animalidade, da partilha e do equilíbrio entre todos os seres vivos”.

Com esta exposição o artista pretende provocar uma aproximação e desenvolver um laço de intimidade maior entre as peças e o observador. Um convite à reflexão e ao aprimorar do olhar sobre a nossa forma de estar e interagir. Segundo Amado, “representa também um “waking call” à nossa postura desconectada e centrada no eu, e à nossa pegada e contribuição para o avanço incontestável de uma séria crise ambiental. O conjunto de trabalhos é composto por diversos cenários, contextos, situações ou diálogos, assentes numa linguagem surreal ou direcionada para a fantasia e  visa expor uma postura humana renovada: cedência no desejo pela predominância em prol de uma maior ligação e envolvência com os elementos naturais.”

 João Amado

João Amado, natural de São Miguel (Açores), autodidata no universo da arte, é um artista plástico que recorre à técnica da colagem tradicional para compor a estrutura visual e conceptual do seu trabalho. Aborda temas em torno do espírito e da relação do homem com o mundo. Debruça-se numa visão centrada no surreal para transmitir sensações de viagem, pontes com a fantasia, e retornos ao mais natural/primitivo. Já marcou presença em dois festivais internacionais de colagem: “Paste Up” (Cidade do México) e “Collagistas” (Bruxelas), e esteve presente na exposição inaugural do espaço VAGA em Ponta Delgada.”

Voltar à Programação