Sob o peso frágil
Da pálida abóbada

Exposição

20 fev - 29 ago 2021

 AGOEXPOSIÇÃO

Sob o peso frágil

Da pálida abóbada

Coleção de Arte Contemporânea Arquipélago

20 fev – 29 ago 2021

 

ARTISTAS | Carolina Rocha, Daniel Oliveira, Graça Costa Cabral, Miguel Leal, Noémia Cruz, Rui Chafes

 

“Sob o peso frágil Da pálida abóbada” reúne uma seleção de obras da Coleção de Arte Contemporânea Arquipélago.

As caves do arquipélago são um espaço singular no contexto museológico português e servem de palco para um olhar e um mapear da presença da escultura nesta coleção de Arte Contemporânea.

Pensar uma exposição é pensar também no espaço que a alberga e as caves do Arquipélago são especiais, estão muito longe da ideia do white cube (o espaço normalmente criado para se mostrar arte) e, como tal as peças selecionadas, de artistas nacionais – Carolina Rocha, Daniel Oliveira, Graça Costa Cabral, Miguel Leal, Noémia Cruz e Rui Chafes e de várias geografias, são elas próprias convites para viagens pela subjetividade artística. Mais do que uma exposição temática sobre a coleção interessa-nos abrir ao máximo essas leituras. Mais do que construir uma narrativa interessa-nos que seja o visitante a criar a sua própria história.

Esta exposição é já resultado do projeto de auscultação pública que estamos a desenvolver e no qual, um dos pontos levantados pelos inquiridos tem sido o desconhecimento sobre a coleção deste Centro. É assim nosso objetivo que a coleção vá ganhando novas perspetivas de abordagem, novas possibilidades de exposição e de cruzamento que permitam ao público conhecer o espólio de arte contemporânea que o Governo Regional dos Açores tem reunido nos últimos anos.

Voltar à Programação