Teatro
UM GESTO POR OUTRO
ColeCtivo em Cena

9 set 17h30

TEATRO

UM GESTO POR OUTRO

ColeCtivo em Cena

9 set 2018 | 17h30 | Blackbox

INFORMAÇÃO DE BILHETEIRA

Entrada gratuita (lotação limitada)
Os bilhetes para este espetáculo devem ser levantados nos seguintes horários:
De terça a domingo: das 10h00 às 18h00 – Receção do ARQUIPÉLAGO
No domingo (dia 9): a partir das 16h00 – Bilheteira da Blackbox

Reservas através do 296 470 130.

//

SINOPSE

Um jantar no Arquipélago Sem Nome, onde nada é o que se espera e cada gesto ou atitude parece estranho aos nossos olhos.

O TEXTO

Um gesto por outro é uma das sete cenas que compõe Uma peça por outra do poeta e dramaturgo francês Jean Tardieu. O seu texto busca questionar os limites da convenção e linguagem teatral ao mesmo tempo que as satiriza, despertando mais dúvidas que certezas. Tardieu é hoje compreendido como um dramaturgo representante do Teatro do absurdo, movimento teatral surgido no pós-guerra, numa sociedade em que as catarses das narrativas oficiais já não se referiam, correspondiam ou explicavam a realidade. Outros importantes autores representantes desse movimento são Samuel Beckett e Eugéne Ionesco.

O PROCESSO CRIATIVO

Em Um gesto por outro, como o próprio nome indica, muitas vezes as ações dizem ou revelam mais que a narrativa textual. Partindo desse pressuposto, buscamos durante os ensaios criar as figuras que iriam para a cena com um procedimento chamado Círculo Neutro, no qual as atrizes e os atores constroem a sua personagem através de um jogo espontâneo que passa mais pelos impulsos inconscientes que pela razão. Certamente, a peça enquanto resultado traz essa mesma dinâmica. Não acreditamos que o mundo se divida em cabeças capazes e cabeças incapazes de entender o que quer que seja, buscamos cavar um espaço dentro de nós onde seja possível abrir-nos às multiplicidades do sentir, e convidamos o público a partilhar desse momento com liberdade. Um gesto por outro traz essa possibilidade através de uma série de acontecimentos absurdos aos nossos olhos educados dentro de uma cultura, que aos olhos do Outro, talvez seja ela mesmo bastante estranha. Tenham todos uma boa viagem ao Arquipélago Sem Nome. Evoé!

/

FICHA TÉCNICA

Texto Jean Tardieu

Encenação Stella Garcia

Interpretação Daniela Braga, Gabriela Barata, Jorge Carreiro, Margarida Rosa, Paulo Ramalho, Rosa Melo

Figurino ColeCtivo em Cena

Banda sonora ColeCtivo em Cena

Cenografia e Iluminação Victor Faria e Stella Garcia

Foto divulgação Victor Faria

Produção executiva Laurinda Sousa

/

NOTA BIOGRÁFICA

ColeCtivo em Cena é um grupo de Santa Maria, formado por curiosos amantes do teatro. Em 2016 uniram-se em torno de alguns sketches que tinham por mote o Teatro do Absurdo, e no Espaço em cena realizaram apresentações intituladas Teatro Sobre a Mesa, já que as cenas aconteciam após o jantar. Em 2017 encontraram Stella Garcia, que propôs o trabalho com os textos de Jean Tardieu para continuaçao da pesquisa com a linguagem do Absurdo. Um gesto por outro estreou em maio de 2018.

Voltar à Programação