Curso de verão do Arquipélago

Open Call

de 16 de maio a 12 de junho 2023

OPEN CALL

Curso de Verão do Arquipélago

Candidaturas de 16 de maio a 12 de junho

Jovens entre os 16 e os 26 anos

 

Encontram-se abertas as candidaturas para o Curso de verão do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, para jovens entre os 16 e os 26 anos, que irá decorrer entre os dias 18 e 22 de julho.

O Curso de verão do Arquipélago foi desenhado de modo a proporcionar aos participantes a possibilidade de terem acesso a processos de criação artística a partir de exposições patentes no Arquipélago através de exercícios práticos – no Centro e fora dele, em diálogo com a paisagem – onde se explorarão diferentes técnicas e metodologias.

Ao longo de 5 dias serão promovidas sessões que partem da Trilogia de exposições patentes da Coleção Arquipélago: Desenhos concretos para futuros incertos, Futuros incertos e Imaginar futuros, para desconstruirmos processos e técnicas de criação artísticas. Iremos promover um encontro com artistas, que partilharão metodologias e modos de fazer.  As sessões terão um caráter exploratório e decorrerão no Arquipélago, mas também fora dele, em diálogo com vários espaços da ilha de São Miguel.

Informação | Bolsas para curso de Verão

De modo a facilitar o acesso ao Curso a jovens residentes em ilhas que não São Miguel, disponibilizamos 8 bolsas (uma bolsa por ilha) que incluem o valor da viagem interilhas ida e volta e estadia durante o período do curso, bem como a participação gratuita no mesmo. As bolsas são financiadas pela FLAD – Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e pelo Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

 

Regulamento curso de verão

Ficha de Inscrição

 

 

FAQ’s

Só poderei comparecer em parte das sessões, posso inscrever-me no curso?

Sendo um projeto de continuidade, é importante a participação em todas as sessões.

 

Tenho menos de 18 anos, posso participar?

Sim, sendo que neste caso será imprescindível a entrega de uma declaração de um encarregado de educação, autorizando a participação no curso. Será disponibilizada uma sessão de esclarecimento para participantes e encarregados de educação para esclarecimento de dúvidas.

 

Não vivo nos Açores, mas estarei numa das ilhas do arquipélago na semana em que decorre o curso de verão. Posso participar?

Claro que sim. A inscrição é feita a partir do preenchimento do inquérito.
No entanto, as bolsas são destinadas apenas a pessoas com morada fiscal numa das 8 ilhas – Santa Maria, Terceira, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. Se fores selecionado, a deslocação e estadia ficarão a teu cargo.

Voltar à Programação