5 Anos, 5 Artistas
junho 2020
5 ANOS 5 ARTISTAS pretende celebrar os 5 anos do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas através da recolha e partilha de testemunhos de 5 artistas açorianos. Sofia Caetano, Catarina Medeiros, Carolina Rocha, WE SEA e Susana Aleixo Lopes partilham as suas experiências durante as residências artísticas que desenvolveram, falam sobre o seu trabalho, o seu percurso, sobre o presente e o futuro.
Nesta comemoração, os artistas recordam o seu percurso connosco. Fica o convite para que também acompanhe estes e outros trabalhos de artistas por descobrir.
.
//
SUSANA ALEIXO LOPES
Susana Aleixo Lopes foi a artista selecionada no Open Call lançado pelo ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, no âmbito do protocolo com o Centro de Arte La Regenta para a promoção de intercâmbio de artistas entre os dois arquipélagos, através de um projeto de Residências Artísticas. O projeto, desenvolvido em residência entre novembro e dezembro de 2019, inaugurou a 14 de fevereiro de 2020 no Centro de Arte La Regenta. “Nos Queda El Horizonte” é uma reflexão sobre uma catástrofe natural (incêndio), que a artista conecta com a nossa essência.
//
WE SEA
Em abril de 2019 os WE SEA estiveram no ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas em residência artística para o Festival TREMOR conjuntamente com Pedro Lucas. A banda de Clemente Almeida e Rui Rofino “vê nos seus objetivos uma tentativa de reinventar a música açoriana com base e inspiração nas peculiaridades e experiência na condição de se ser ilhéu.” O resultado da residência artística foi apresentado num concerto na edição de 2019 do Festival TREMOR.
//
CAROLINA ROCHA
A convite do ARQUIPÉLAGO, a artista Carolina Rocha desenvolveu uma residência artística com a Associação Unojovens, entre os meses de abril e maio de 2019. Para a artista, o principal objetivo deste projeto era “contribuir para o envolvimento da comunidade local em processos criativos, enriquecer o seu tecido sociocultural e combater a exclusão social”. O resultado foi “Miragem”, que contou também com a colaboração artística de Andresa Soares, uma peça construída a partir de uma condição específica entre o público e os performers que habitam o espaço de cena.
//
//
CATARINA MEDEIROS
A Residência Artística “Arte para Todos” pretendeu introduzir a dança e o movimento a pessoas com necessidades especiais. Catarina Medeiros esteve entre março e maio de 2018 a trabalhar com a comunidade no Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande. Desta residência artística , que contou com a colaboração do bailarino Tiago Correia, nasceu o espetáculo “Um ensaio sobre corpos”, apresentado na Blackbox a 18 de maio, no Dia Internacional dos Museus.
.
//
SOFIA CAETANO
Sofia Caetano esteve em residência artística no Centro de Arte de La Regenta em maio de 2018, através do protocolo assinado entre a Secretaria Regional da Educação e Cultura, através do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas e aquele centro de artes das Canárias. Esta residência artística culminou na exposição “Thirst Explorations” patente entre 13 de julho e 22 de setembro do mesmo ano no Centro de Arte La Regenta. Em 2017 a artista visual apresentou no ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas “Bliss”, uma peça que incorpora 7 instalações multimédia.