Fuso Insular
Conversa Aberta e Laboratório Imagem em Movimento
28 out. 2023FUSO INSULAR
28 out. 2023 (sábado)
17h00 | Conversa aberta sobre a arte em vídeo no século XXI com a historiadora e curadora de arte contemporânea, Isabel Nogueira
18h30 | Apresentação dos vídeos dos oito artistas, criados durante o Laboratório Imagem em Movimento, programa de residência do FUSO INSULAR
Blackbox
Entrada livre, lotação limitada
Durante três meses, em pleno verão açoriano, os oito participantes do Laboratório 2023 – Anita Nemet, Carolina Rocha, Elliot Sheedy, Fernando Nunes, Gustavo Fernandes, Luís Brum, TAT e Tiago Correia – mantiveram encontros com os artistas Daniel Blaufuks e André Laranjinha para, em conjunto, refletirem sobre a imagem em movimento enquanto expressão artística transversal a todas as práticas. Escreveram guiões, captaram imagens e sons, aventuraram-se por ilhas de edição, em busca de como contar uma história, a sua história.
E o resultado são filmes que transitam entre territórios físicos e afetivos, com um olhar poético, mas também crítico, da sociedade em que vivemos.
Qual é o fio condutor entre um sonho, uma ciranda, uma ode à comunidade em forma de poesia visual, a auto procura, a dor de uma guerra, e intensas imagens da beleza no mundo contemporâneo?
A 4ª edição do Laboratório Imagem em Movimento apresenta uma coleção de narrativas, em vídeos que exploram diversas linguagens – a performance, a dança, o cinema experimental, a fotografia, a literatura e as artes digitais – trazendo nas suas criações a diversidade do panorama artístico açoriano.
O FUSO Insular – Mostra de Videoarte dos Açores é uma produção Duplacena | Horta Seca, financiada pela República Portuguesa / Direção-Geral das Artes, Governo dos Açores, FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Institut Français du Portugal no âmbito do programa MaisFrança; com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, A Ponte Norte – Cooperativa de Ensino e Desenvolvimento da Ribeira Grande, EDA Renováveis, Câmara Municipal da Ribeira Grande; coprodução do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e parceria do Museu Carlos Machado.