DESAGUAR

Apresentação pública

1 fev. 2025
16h30

Apresentação pública do projeto

DESAGUAR

Projeto de criação, mediação e circulação artísticas em 2025-2026

Vila Nova de Cerveira – Loulé – São Miguel

1 fev. 2025

16h30
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas promove, no próximo dia 1 de fevereiro, pelas 16h30, a apresentação pública de Desaguar, projeto de criação, mediação e circulação artísticas que une três territórios e que desenha uma triangulação nas margens do país, com Vila Nova de Cerveira (Alto Minho), com Loulé (Algarve) e com os Açores.
O projeto DESAGUAR conta com a Direção Artística de Mafalda Santos e curadoria de João Serrão e Mirian Tavares (Loulé) e Jesse James (São Miguel) e decorrerá entre fevereiro de 2025 e maio de 2026, com a realização de residências artísticas, encontros de lançamento do projeto, oficinas comunitárias, uma exposição em cada território e, ainda, a edição de uma publicação final.
Os artistas em residência são Ana Maria Pintora, Bertílio Martins, João Amado, Margarida Andrade, Milita Doré e Patrícia Oliveira.
O princípio da descentralização cultural é, por isso, central neste projeto que pretende promover a criação artística a partir do encontro entre curadores, produtores e artistas de diferentes territórios e com diferentes históricos, numa relação estreita com a paisagem e com as comunidades que as definem.
A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e as Galerias de Arte Municipais de Loulé integram a RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
Apoio | República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Voltar à Programação