Isto não é um cubo
Projeto Culturgest, pó de vir a Ser e Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas
dez. 2024 - mar. 2026ISTO NÃO É UM CUBO
INC é um projeto desenvolvido em coprogramação pela Pó de Vir a Ser (Évora), pela Culturgest (Lisboa) e Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel) . As estruturas artísticas convidadas são OSSO, Space Transcribers e Teatro do Frio. O projeto é apoiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes Direção Geral das Artes no âmbito da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
“Isto não é um cubo” é um projeto que reúne artistas e públicos de 3 territórios (Évora, Lisboa e São Miguel) para pensar e agir sobre os modos de fazer e de olhar para a criação artística atual.
De dezembro de 2024 a março de 2026, os coletivos de criação OSSO, Teatro do Frio e Space Transcribers apresentam criações que colocam em diálogo as práticas artísticas contemporâneas, as coleções e os públicos das artes visuais.
Em cada um destes lugares (Évora, Lisboa e São Miguel) foi constituído um coletivo de público residente que durante a duração do projeto irá reunir-se em encontros regulares exclusivos aos grupos mas também em sessões abertas ao público geral.
É proposto, às pessoas que integrem esta ação, uma intervenção dialogante e de continuidade, com espaços de apresentação, com artistas e com públicos residentes de outros territórios, com vista à produção de um catálogo colaborativo, estruturado a partir da experiência de fruição e circulação dos participantes.
Entre a caixa negra do espaço de apresentação teatral e o cubo branco da galeria de arte, abre-se agora uma zona cinzenta*, aberta à participação e à reflexão conjunta.
*conceito presente no texto Black Box, White Cube, Gray Zone de 2018 da autoria de Claire Bishop.
Coletivos de criação – datas de apresentação no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas
8 e 9 de fevereiro – Teatro do Frio
18 de outubro – Osso Coletivo
22 de novembro – Space Transcribers
Próximas sessões abertas com especialistas
Sábados, das 10h30 às 12h30
Entrada livre
8 de março– Raquel Pedro
22 de março – Marta Mestre
5 de abril – Fernanda Fragateiro
3 de maio – Sofia Vitorino
28 de junho – Samuel Guimarães
13 de setembro – Denise Pollini
11 de outubro – Ricardo Vicente
8 de novembro – Hugo Cruz e Rodrigo Malvar
Sessões anteriores
25 jan. 2025 – Filipa Oliveira