Catarina Branco
Jarra, Séc. XIX

A exposição inclui dois objetos de origem africana do séc. XIX. Os objetos pertencem à coleção do Museu Carlos Machado, ao qual foram doados pelo Conde da Fonte Bela, que por sua vez os comprou ao Contra-Almirante Craveiro Lopes. Catarina Branco inspirou-se na arte africana, tanto devido aos objetos presentes nos Açores, como devido à exposição de arte africana que viu na La Caixa de Madrid em 2013.

Hay en la exposición dos objetos de origen africano del siglo XIX procedentes del Museu Carlos Machado y donados por el Conde de Fonte Bela, que los había adquirido del Contra-Almirante Craveiro Lopes. Catarina Branco se ha inspirado en el arte africano tanto por los objetos presentes en los hogares azoreños, como la exposición de arte africano que vio en Caixa Forum de Madrid en el año 2013..

The exhibition includes two objects of African origin dated from the 19th century. They belong to the collection of the Museu Carlos Machado, to whom they were donated by the Conde da Fonte Bela, who bought them from Rear Admiral Craveiro Lopes. Catarina Branco was inspired by African art, both due to the objects present in the Azores, and to the exhibition of African art she saw at La Caixa de Madrid in 2013.

 

Jarra / Tarro / Vase

Séc. XIX / 19th century

Fibra vegetal e metal

Fibra vegetal y metal

Vegetable fibre and metal

44 x 19 cm

DRAC / Coleção Museu Carlos Machado, MCM15114

 

A jarra combina dois tipos de técnicas de cestaria tradicional e elementos geométricos. O corpo da jarra é marcado por uma técnica mais simples e é decorado com linhas verticais negras. O gargalo é a parte mais elaborada, jogando com diferentes cores e espessura das linhas decorativas.

La jarra combina dos tipos de técnicas tradicionales de cestería y elementos geométricos. El cuerpo está marcado por una técnica más simple, con decoración de líneas verticales negras. El cuello es la parte más elaborada, jugando con distintos tipos de colores y variando el grosor de las líneas decorativas.

This vase combines two types of traditional basket weaving techniques and geometric elements. The body of the vase was made using a simpler technique, and it is ornamented with vertical black lines. The neck of the vase is the most elaborate part, playing with different types of colors and with the thickness of the decorative lines.

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