Visões do Futuro: a Inteligência Artificial como Ferramenta de Imaginação na Arte

Programa paralelo Trilogia de exposições - Coleção Arquipélago

16 - 23 set. 2023

Visões do Futuro: a Inteligência Artificial como Ferramenta de Imaginação na Arte

[Programa paralelo Trilogia de exposições – Coleção Arquipélago]

com Filipe Moura

de 16 a 23 de setembro 2023


 

16 set 2023 | 18h00

Mesa redonda com Filipe Moura, Rafael Monteiro, Leonel Moura e Fernando Velazquez

Entrada livre

O evento contará com um formato híbrido, possibilitando a participação tanto presencial quanto online de alguns dos palestrantes e participantes.

Notas biográficas
Leonel Moura é um conceituado artista português cuja obra nos fins da década de 1990 passou da fotografia para a inteligência artificial e arte robótica. Desde então, o artista tem produzido vários Robôs Pintores e o Robotarium, um zoo para robots, o primeiro deste tipo no mundo. Uma das suas criações, o RAP (Robotic Action Painter) de 2006, é um robot que faz desenhos baseados em emergência e estigmergia, decide quando a obra está pronta e a assina. O RAP é exibido como instalação permanente no American Museum of Natural History em Nova York.
Fernando Velázquez é artista, curador e professor. Investiga os dispositivos técnicos enquanto agentes mediadores da percepção e na sua relação estruturante dos paradigmas vigentes, particularmente o tecnosolucionismo, o antropoceno e os estudos decoloniais. Seu trabalho inclui instalações, objetos, vídeos, performances audiovisuais e imagens criadas com recursos algorítmicos que buscam envolver o espectador em narrativas paradoxais, hiperbólicas e ritualísticas. Expôs seu trabalho em instituições como Centre Pompidou (França), Cantor Arts Center, Universidade Stanford (EUA) e Itaú Cultural (Brasil). Participou da Bienal do Mercosul (Brasil) e da WRO Bienal (Polônia) e fez residência no IRCAM/Pompidou e MC 93 (Paris) dentre outros.
Rafael Monteiro é Doutor em Matemática Aplicada pela Indiana University, EUA. Possui mais de 6 anos de experiência realizando pesquisa em Formação e Reconhecimento Estatístico de Padrões. Possui pós doutorados pela Universidade de Minnesota (EUA) e a Universidade de Tohoku (Japão). Nesta última, trabalhou com aplicação de metodologias estatísticas e computacionais – como ML/IA, reconhecimento de padrões – nas Ciências dos Materiais, abordando consistentemente a interseção da matemática com os desafios do mundo real.
_________________________________________________________

18-22 set 2023 | 18h00-20h30

Workshop Visões do Futuro: a Inteligência Artificial como Ferramenta de Imaginação na Arte

Público em geral (limitado a 10 pessoas)

Modalidade | Presencial

Custo | 15€

(inscrições para o e-mail [email protected])

Numa era onde a tecnologia e a arte se entrelaçam cada vez mais profundamente, “Visões do Futuro: a Inteligência Artificial como Ferramenta de Imaginação na Arte” apresenta uma exploração profunda sobre como a Inteligência Artificial (IA) pode ser uma ferramenta vital para imaginar novos horizontes na produção artística. Este programa, concebido por Filipe Moura, é uma celebração de inovação e criatividade, integrando-se na trilogia de exposições da Coleção Arquipélago que nos convida a questionar, refletir e projetar o futuro.

No dia 16 de setembro, uma mesa redonda combinará presenças físicas e virtuais de especialistas multidisciplinares, convocando diferentes vozes e perspetivas para debater as interseções da IA com a arte e a sociedade, explorando as possibilidades e desafios que estas relações trazem para o panorama artístico contemporâneo.

Entre 18 e 22 de setembro, os participantes serão imersos num workshop introdutório. Durante cinco sessões, de duas horas e meia cada, os participantes aprenderão a manusear ferramentas de IA generativa, incluindo Midjourney, ChatGPT, DALL-E e outras, experimentando a sua incorporação no processo de criação e produção artística.

O culminar deste profundo mergulho no universo da IA e da arte ocorrerá em 23 de setembro, onde as obras criadas durante o workshop serão exibidas. Além da exibição, este será um momento de reflexão coletiva sobre a experiência, as possibilidades, ou restrições, que a junção de arte e tecnologia pode trazer para nosso futuro.

Neste programa, “Visões do Futuro: a Inteligência Artificial como Ferramenta de Imaginação na Arte” não é apenas um título, mas uma promessa: de olhar para além do presente, utilizando a IA como uma lente para visualizar, imaginar e criar o futuro da arte.

NOTA: Os participantes do workshop devem trazer o seu próprio computador portátil.

 

23 set 2023 | 18h00

Apresentação dos trabalhos do workshop

Entrada livre

Voltar à Programação