40-41) Piso 2

11 agosto - 19 dezembro

Inpossivel_Plantas_salas_Expo-13

 

UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE BELAS ARTES (FBAUL)

Mestrado em Design de Comunicação e Novos Media / Master studies ins New Media and Communication Design

Pedro Mota

Reading as Writing: Visualização do processo de leitura

2016

Instalação multimédia /  Multimedia installation

Informação cedida pela instituição académica / Information courtesy of the academic institution

A unidade de um texto não está na sua origem, mas sim no seu destino”. A citação de Roland Barthes deixa clara a relevância do leitor na concretização da obra literária e o seu papel na criação de novas interpretações e versões do texto lido. Reading as Writing pretende evidenciar a leitura como ato criativo ao propor uma ferramenta de registo e comunicação deste processo.

Partindo da leitura em ecrã de textos de Jay David Bolter, Michel de Certeau e Roland Barthes (enquanto fundamentação conceptual deste projeto) e tendo por base a forma como o cursor percorre o texto, a leitura é simulada e os movimentos e pausas da interface são analisados para, segundo regras pré-estabelecidas, se definirem novas configurações para o texto lido.

A estrutura espacial do texto criado transmite a sequência temporal do processo de leitura do texto original. Deste modo, é dada uma expressão visual ao ato invisível da leitura, que no final se formaliza num objecto impresso.

“The unity of a text is not in its origin, it is in its destination.” The sentence by Roland Barthes clarifies how important is the reader to the literary work, as well as his or her role in the creation of new interpretations and versions of the text. Reading as Writing aims to present the act of reading as a creative act, and proposes a tool to register and communicate this process.

Reading texts by Jay David Bolter, Michel de Certeau, and Roland Barthes on a screen (as the conceptual basis of this project) and focusing on how the cursor goes through the text, the reading is simulated and the movements and pauses of the interface are analyzed in order to define new configurations to the text according to a predefined set of rules.

The spatial structure of the newly generated text gives us the temporal sequence of the reading of the original text. In this way, we produce a visual representation of the invisible action of reading, which we later materialize in the form of printed matter.

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INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA, ARTES E ESPECTÁCULO DO PORTO/ ESMAE

Licenciatura em Tecnologia de Comunicação Audiovisual / Studies in Audiovisual Communication Technologies

Jérémy Pouivet (Direção de Som, Montagem/ Sound director, editing)

Ricardo Sacramento (Realização, Direção de Fotografia, Montagem/ Director, cinematographer, editing)

cyclicus

2016

Documentário Experimental. Vídeo Digital, cor, som. HD 1920×1080 (16:9). 09’35’’ / Experimental Documentary. Digital video, color, sound. HD 1920×1080 (16:9). 09’35’’

 

Projeto com apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual/ICA. / This project was financed by Instituto do Cinema e do Audiovisual/ICA.

Outros apoios/ Other supports: CP – Comboios de Portugal E.P.E.; Infraestruturas de Portugal, S.A.; Laboratórios Multimédia da ESMAE; Metro do Porto, S.A.; Porto Film Commission.

 

A chegada a um novo território marca o início de novos caminhos. Como tudo na Natureza, também a vida da cidade é cíclica, e é recorrendo a memórias experienciadas que cyclicus, constituído por um ensaio fílmico coabitado por uma paisagem sonora, se torna numa experiência envolvente.

The arrival to a new territory signals the beginning of new paths. As everything in Nature, city life is also cyclical – and it is resorting to real memories that cyclicus, a film essay and a sound landscape, becomes an immersive experience.

 

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