Escola dos Labirintos – Nova Criação de Osso coletivo

Oficina

31 jan. 2026
15h00

Isto não é um Cubo

ESCOLA DOS LABIRINTOS 

Nova CriaçãoOsso coletivo

Oficina

31 jan. 2026

15h00

Público – alvo | famílias com crianças dos 6 aos 10 anos

 

A Escola dos Labirintos é um projeto de OSSO coletivo iniciado em 2021, dedicado a crianças entre os 6 e os 10 anos, para o qual diferentes constelações de artistas são convidados a cocriarem um conjunto de dispositivos performativos de carácter oficinal, que serão ativados pelos artistas criadores em conjunto com as crianças participantes.

Nesta nova proposta, com direção artística de Ricardo Jacinto, e apresentada pela primeira vez no Arquipélago, os pequenos participantes terão a oportunidade de explorar e contribuir com as suas ideias e intervenções para a ativação de um espaço cénico onde jogos performativos (Valeria Caboi) e musicais (João Silva) se articulam com a arquitetura a partir de um dispositivo cinemático (Lucas Resende).

Apelando à imaginação das crianças através de um contacto criativo com as especificidades do contexto envolvente, sempre mediado pela subjetividade e sensibilidade de cada artista, esta é uma escola feita de labirintos onde todos serão convidados a, mais do que procurar uma saída, experimentar o prazer da deriva alimentada pela curiosidade e deslumbramento.

Atividade gratuita, sujeita a inscrição através do email [email protected]

Notas Biográficas

João Silva
João Silva é trompetista, professor e investigador. A sua multifacetada carreira centra-se essencialmente na esfera da interpretação do repertório contemporâneo do instrumento, desenvolvendo um particular interesse pela música para trompete e eletrónica, apresentando-se frequentemente em alguns dos mais importantes festivais e salas de concerto por toda a Europa. João é Mestre em Música pela Universidade de Música de Colónia (Alemanha) e doutorado em Música e Musicologia, especialidade em Interpretação, pela Universidade de Évora. É fundador e diretor artístico da DISRUPÇÃO – Associação Cultural.

Lucas Resende
Artista multidisciplinar que se estende das ciências exatas ao teatro, passando pelas artes plásticas, filosofia, história da arte e design. Com licenciatura em Estudos Gerais, especializou-se em expressão plástica pela FBAUL. Atualmente estuda Design Gráfico na ESAD.Cr, e é artista freelance de design, VJ e artes plásticas. Foi tutora de crianças e pré-adolescentes em projetos como a Academia CV do Renovar a Mouraria e na produtora de cinema eslovena Luksuz Produkcij.

Valéria Caboi

Valéria Caboi é coreógrafa, bailarina e professora, licenciada em Teatro e Artes Performativas pela Universidade Sapienza de Roma e pós-graduada em Advanced Dance Studies pela London Contemporary Dance School, com formação complementar no Forum Dança (Lisboa). Como performer colaborou com artistas e companhias internacionais, incluindo a Elisa Monte Dance Company e Arthur Pita. Como criadora, desenvolveu projetos coreográficos apresentados internacionalmente, entre os quais GestAzione (Prémio Marte Live 2010) e EYE LIE, uma performance de dança inclusiva. Com mais de 15 anos de experiência pedagógica, desenvolve uma prática centrada na dança contemporânea, consciência corporal e educação pelo movimento, integrando abordagens Montessori e Pikler.

 

INC é um projeto desenvolvido em coprogramação pela Pó de Vir a Ser (Évora), pela Culturgest (Lisboa) e Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel). As estruturas artísticas convidadas são OSSO, Space Transcribers e Teatro do Frio. O projeto é apoiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes Direção Geral das Artes no âmbito da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Voltar à Programação