FUSO INSULAR

MOSTRA DE VIDEOARTE DOS AÇORES

25 e 26 out. 2025

FUSO INSULAR 2025

MOSTRA DE VIDEOARTE DOS AÇORES

25 e 26 out. 2025

Entrada livre (lotação limitada)

A 7ª edição do FUSO Insular está de regresso a São Miguel entre os dias 23 e 26 de outubro, na Igreja do Colégio em Ponta Delgada e no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande. A Mostra de Videoarte dos Açores inaugura com uma sessão programada pela equipa curatorial da Bienal Walk & Talk, apresenta os filmes vencedores do concurso Open Call do festival FUSO Lisboa, exibe as obras criadas durante o Laboratório Imagem em Movimento e, em estreia absoluta, mostra os filmes mais recentes da realizadora Cláudia Varejão. Todas as sessões têm entrada livre. No Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, o Fuso Insular apresenta duas sessões, a 25 e a 26 de outubro.

 

LABORATÓRIO IMAGEM EM MOVIMENTO
Organização| Cláudia Varejão e André Laranjinha
25 out // 18h00

Sessão com a presença dos artistas

A videoarte açoriana é destaque no FUSO INSULAR, com uma sessão dedicada às obras criadas durante o programa de residência Laboratório Imagem em Movimento. Em pleno verão açoriano, com a orientação teórica da realizadora Cláudia Varejão e o acompanhamento prático do artista André Laranjinha, as residentes Dryelle Andrade, Kateryna Kondratieva, Luisa Borges, Margarida Benevides, Maria Jorge Martins, Melrose, Rafaella Antunes e Rita Bolieiro  propuseram ideias, criaram guiões, captaram imagens e sons e aventuraram-se por ilhas de edição, para contar suas histórias – autobiográficas ou ficcionais, com o território açoriano como denominador comum.

 

CINEMA DE AUTOR

Realizadora|  Cláudia Varejão
26 out // 18h00

Sessão com a presença da realizadora

Apresentação dos filmes Haverá eleições (2025) e Kora (2024) da realizadora Cláudia Varejão, artista responsável pela componente teórica do Laboratório Imagem em Movimento 2025.

E o FUSO INSULAR termina com a sessão Cinema de Autor, com obras da realizadora Cláudia Varejão. Em estreia absoluta nos Açores, exibimos Haverá eleições (2025) e Kora (2024). São obras que falam de temas urgentes e necessários para uma reflexão sobre os tempos conturbados que vivemos. Haverá eleições trata de liberdade e democracia e Kora é um manifesto contra a guerra e a discriminação das mulheres.

________________________________________________________________________________________________

FUSO Insular – Mostra de Videoarte dos Açores é uma produção Duplacena / Horta Seca; financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Governo dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, ICA e FLAD – Fundação Luso-Americana para o
Desenvolvimento; coprodução do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e parceria do Museu Carlos Machado

Voltar à Programação