O Tempo de Estar
19 jul. – 24 ago. 2025O TEMPO DE ESTAR
Exposição
19 jul. – 24 ago. 2025
Inauguração | 19 jul. //16h00
“O Tempo de estar” continua a celebrar os 10 anos do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas apresentando obras da Coleção Arquipélago em diálogo com obras de outras instituições, galerias e Coleções. Com curadoria de Beatriz Brum e Sofia Carolina Botelho, esta exposição pretende ser um convite à reflexão do que é que pode ser uma experiência no espaço físico de uma exposição, do se permitir dar tempo ao estar para criar relações, questões e despoletar a curiosidade por aquilo que há, para além do que se vê. A presente exposição aborda as noções de tempo e de permanência através de quatro prismas: a quietude, os ritmos, o tempo suspenso e o tempo comum. Ficará patente nas salas expositivas 2 e 3.
A exposição “O Tempo de estar“, através do diálogo entre as várias peças, recorda que os espaços expositivos podem ser – inclusive – espaços para serem reabitados, enquanto espaços de convivência, numa perspetiva de constante transformação.
As peças que compõem o corpo desta exposição são provenientes da Coleção do Arquipélago, do Museu Carlos Machado, da Glimpse Collection – de Fátima Mota e António Macedo – da biblioteca da vaga – espaço de arte e conhecimento, bem como peças de artistas que as cederam a esta exposição.
Programação Exposições
-
-
-
19 jul. – 12 out. 2025
Produção Artesanal Portuguesa:
a atualidade do saber-fazer ancestral
-
-
-
-
20 fev - 29 ago 2021
Sob o peso frágil
Da pálida abóbada
-
-
-
-
23 abr - 12 out 2021
Exposição
PRAZER DO ESPÍRITO
E DO OLHAR
Paisagem e Viagem
em Arte Portuguesa
da Coleção Arquipélago
-
-
-
-
13 mar - 27 jun 2021
“nós”, nas traves do sótão
Tomaz Borba Vieira
-