Produção Artesanal Portuguesa:
a atualidade do saber-fazer ancestral

Inauguração Exposição

19 jul. 2025
16h00

Exposição

PRODUÇÃO ARTESANAL PORTUGUESA: A ATUALIDADE DO SABER-FAZER ANCESTRAL

Direção Geral das Artes

19 jul. – 12 out. 2025

Inauguração | 19 jul. // 16h00

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas irá acolher a exposição Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral, do Programa Nacional Saber Fazer da Direção Geral das Artes entre 19 de julho e 12 de outubro.
A exposição ficará instalada em vários espaços do Arquipélago (corredor piso 0, Serviço de Mediação e Piso 2). Tem como fio condutor a missão que preside ao Programa Nacional Saber Fazer Portugal, colocando em evidência os principais princípios que o norteiam, nomeadamente, o reconhecimento da atualidade e relevância para a sociedade contemporânea da produção artesanal apoiada em conhecimentos ancestrais. Esta relevância pode ser percebida em quatro eixos: o do Sentido quotidiano das suas produções, o do Respeito pela paisagem, o do Valor patrimonial e o da Resiliência económica.

O Programa Saber Fazer tem como missão principal apresentar a produção artesanal tradicional como um sector viável, sustentável e relevante, procurando destacar o trabalho das artesãs e dos artesãos, bem como os produtos, processos e materiais, na sua relação com o contexto sociocultural e a paisagem natural.

Voltar à Programação