Projeto Fachada
Luís Lázaro Matos
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas convida o artista Luís Lázaro Matos para uma intervenção na fachada da entrada sul do edifício. O projeto anual arranca já no final de junho.
Com etimologia no italiano facciata, de faccia, «face», a palavra fachada possui um significado duplo. Num contexto arquitetónico, diz respeito à fronte ou frente de um edifício mas, se usada num sentido figurado, significa a aparência, ar, jeito ou aspeto de alguma coisa ou alguém, que não corresponde necessariamente à realidade. Quem nunca disse de outrem “aquilo é só fachada”?
É na possibilidade desta dupla semântica que o projeto fachada encontra o seu campo de intervenção. Por um lado, propõe a ocupação literal da fachada do edifício do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, aquela virada diretamente para a rua e, portanto, com maior visibilidade. Por outro lado, e simultaneamente, utiliza essa ocupação para apresentar trabalhos inéditos de artistas visuais cuja prática lide com questões de aparências, nos seus mais diversos movimentos: de autorrepresentação, de visões do mundo, de relações sociais, de mediação tecnologica da subjetividade individual, entre tantas outras.
Hoje, a grande maioria das pessoas (e das instituições) constrói-se, define-se e existe no mundo a partir desse lugar que é o da performatividade das aparências. Saibamos refletir, pensar criticamente e, porque não, divertirmo-nos, ironizando sobre o assunto. Por muito que nos custe dizer isto, é só fachada!
Este projeto terá uma periodicidade anual. O primeiro artista convidado é Luís Lázaro Matos.