Sessão aberta – Raquel Pedro
Isto não é um cubo
8 mar. 202510h30-12h30
Isto não é um Cubo
Sessão aberta – Raquel Pedro
8 mar. 2025
10h30-12h30
Entrada livre
O projeto “Isto não é um cubo” integra sessões mensais, abertas ao público, com especialistas da área das artes visuais, curadoria e programação. Estas sessões propõem ampliar a reflexão sobre estes tópicos e potenciar a discussão e pensamento crítico sobre outros modos e formatos para a apresentação de obras de arte em espaços culturais.
Que papel pode a arte desempenhar na construção de experiências partilhadas e na promoção do bem-estar?
Nesta apresentação, Raquel Pedro propõe abordar de forma multidisciplinar e sensível as relações entre criação artística, saúde mental e participação. Das artes plásticas, às ciências cognitivas, passando pelas práticas artísticas em contextos educativos e terapêuticos, o percurso da convidada permite-lhe falar-nos da sua abordagem incomum da arte como ferramenta de escuta, de mediação e de transformação pessoal. Partindo da sua experiência artística em instituições tão díspares quanto o Estúdio de Arte da Casa de Saúde do Telhal, a Gulbenkian ou a Culturgest, e a partir do seu trabalho na área curatorial e de colaboração na dupla artística que mantém com Catarina Marto. Nesta sessão, Raquel Pedro irá expor – de modo teórico e prático – novas formas de envolvimento com a arte e os públicos.
“Isto não é um cubo” convoca o pensamento sobre limites e zonas de infiltração reais ou possíveis entre os públicos, a caixa negra (habitualmente vista no teatro e na dança) e o cubo branco da galeria (habitualmente visto nas exposições de artes visuais). Aceitando o desafio de pensar esses limites, Raquel Pedro propõe-se partilhar uma visão de arte como um espaço intermédio – uma zona de prática de experimentação onde se podem diluir fronteiras entre modos de fazer (criação), modos de sentir (fruição) e modos de interagir.
NOTA BIOGRÁFICA
Raquel Pedro
Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e Pós Graduação em Ciência Cognitiva, Universidade de Lisboa. Trabalha na área da saúde mental, utilizando a arte em contexto terapêutico. Colaborou com o Museu Calouste Gulbenkian e o Serviço Educativo da Culturgest, entre 2005 e 2016. Em 2004 esteve em Praga (República Checa) através da bolsa Leonardo Da Vinci, a trabalhar no Centro de Arte Contemporânea de Praga (www.fcca.cz). Conta no seu currículo artístico com exposições individuais, exposições coletivas e ilustrações. Em 2004 co-comissariou juntamente com Gabriela Kotiková, a exposição Jelenovi Pivo Nelej, de Eva Kotatkova e Silvina Arismendi, na Galerie Jeleni, Praga. Integra um coletivo de antigos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e trabalha pontualmente com outros artistas/autores. Desde 2012, trabalha em dupla com Catarina Marto. A sua obra integra diversas coleções particulares e institucionais (Fundação Bienal de Cerveira, Câmara Munical de Almodôvar, Câmara Municipal de Mafra, entre outras). Mais informações www.behance.net/raquelpedro.
Isto não é um cubo é um projeto desenvolvido em coprogramação pela Pó de Vir a Ser (Évora), pela Culturgest (Lisboa) e Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel) . As estruturas artísticas convidadas são OSSO, Space Transcribers e Teatro do Frio. O projeto é apoiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes Direção Geral das Artes no âmbito da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.